Coritiba conquista bicampeonato em Mundialito na Itália

O Coritiba venceu o Mitjlland da Dinamarca e conquistou, pela segunda vez consecutiva, o título do Mundialito de Gradisca, disputado no Nordeste da Itália e que reúne clubes de todo o planeta, como Chivas (México), Colo-Colo (Chile), Deportivo Cali (Colômbia), Estrela Vermelha (Sérvia), Hellas Verona, Milan e Napoli (Itália), além de equipes da Ásia e África. Na final, com gols de Gustavo Soares e Cristofer, o Coxa anotou 2×1 e derrotou o Mitjylland da Dinamarca.

“Um dos fatores fundamentais para manter a força dos clubes profissionais brasileiros, atualmente,  é a solidez das categorias de base. O Coritiba está trabalhando duro nesse sentido. Ano a ano, temos vencidos paradigmas. Assim, ver esta jovem equipe bicampeã na Itália nos dá muita satisfação e mostra que estamos no caminho certo. Ao mesmo tempo em que ampliamos  nossas conquistas internacionais, estamos buscando formar atletas de alto nível”, disse o presidente do clube, Vilson Ribeiro de Andrade.

Com a conquista o Coxa iguala Real Madrid e Cruzeiro, que também venceram por duas vezes a competição.”Temos a real consciência da dificuldade em levar o Coritiba para competições internacionais desta magnitude. Mas a conquista e a exposição que alcançamos com o bicampeonato comprovam que a política atual do Clube é correta. Porque incentiva e não mede esforços para que possamos dar esta experiência internacional e de competitividade para futuros atletas profissionais do clube. E não menos importante, hoje somos destaque na Itália, porque enfrentamos diferentes escolas de muitos sucesso na formação de jogadores”, considera o superintendente de futebol do clube, Mario André Mazzuco.

O jogo

César Bueno pôde contar com todos os atletas à disposição desde o primeiro jogo e na final não foi diferente. Gabriel Bubniak, Fernandinho, Daniel, Fernando Dinis, Taigo, Julio Rush, Carvalho, Yan, Evandro, Gustavo Soares e Gustavo Mosquito começaram a partida.

Com 40 minutos cada tempo, as duas equipes teriam maior desgaste na partida, já que a competição acumulou seis jogos consecutivos aos dois finalistas. No entanto, isso não poderia ser desculpa para buscar a taça de campeão em Gradisca.

E a partida, que até iniciou com uma intensidade tranquila, foi se soltando aos poucos. O Coxa criou as melhores oportunidades do primeiro tempo, com boas tramas nos pés de Yan, Evandro, Gustavo Soares e Gustavo Henric e com o suporte de Julio Rush e Carvalho de volantes. Quando preciso o sistema defensivo se mostrava atento, e Gabriel Bubniak foi importante quando necessário. As chances dos dinamarqueses vinham pelo alto, em jogadas de bola parada.

Já os brasileiros jogavam com a bola no chão. Yan teve oportunidade em chute de longe. Mas as melhores chances da primeira etapa vieram com Gustavo Soares. Em uma delas, Taigo iniciou a jogada, passou para Gustavo Soares que invadiu a área e bateu cruzado. Yan pegou o rebote da jogada e mandou por cima. Já no finalzinho foi Evandro quem fez boa trama e Gustavo Soares bateu cruzado, por cima do gol adversário.

O Coritiba voltou igual para a segunda etapa, mas com vontade de ficar com a taça. Já aos cinco minutos, uma boa chance para o Verdão, mas a bola foi por cima do gol.

Com chances de gols para os dois lados, o jogo ia ficando cada vez mais disputado, com cara de decisão. Foi aos 15 minutos que brilhou a estrela do Coxa e Gustavo Soares abriu o placar. Ele recebeu um bom lançamento, dominou e correu para o abraço. Mas não deu muito tempo para a comemoração do time alviverde e os dinamarqueses empataram.

A partir daí o jogo pegou fogo. Apostando na velocidade, os dois times ficaram atentos aos erros para puxar contra-ataques eficientes. César Bueno promoveu a entrada de Cristoffer no lugar de Gustavo Soares. Aos 23′, Evandro tentou fazer o segundo do Coxa, com uma bonita bicicleta que tirou fina do travessão e foi embora por cima do gol. No Coritiba, mais uma substituição, Romeu entrou no lugar de Yan.

Os dinamarqueses ainda marcaram novamente, mas a arbitragem assinalou o impedimento. Depois de muito insistir com jogadas rápidas, veio o gol do bicampeonato coxa-branca. Cristoffer avançou com agilidade, chutou de fora da área e mandou para o fundo das redes. Coritiba 2×1 Midtjylland.

Mesmo com a vantagem no placar, o Coxa foi para cima e parecia querer mais  um levando perigo com Gustavo Henric. Mas não deu tempo para mais nada. O Coritiba sagrou-se bicampeão do Torneio de Gradisca.

Agora, um longo caminho irá trazer o troféu de campeão de Gradisca para Curitiba em longas horas de viagem. Nesta quinta-feira, o Verdão embarca para o Brasil, com chegada prevista somente para sexta-feira, às 15h em Curitiba. Já o time coxa-branca deve ter alguns dias de descanso e em seguida inicia os trabalhos de olho no Campeonato Paranaense, que acontece no segundo semestre de 2014.

Por Assessoria

Sair da versão mobile