Postos de saúde fazem mobilização na campanha contra a gripe

Por Josué Calebe

Muitas pessoas estão comparecendo aos postos de saúde em Foz do Iguaçu para a imunização contra a Influenza. Neste sábado, 26, acontece o ‘Dia Nacional de Mobilização” de vacinação contra a gripe. Em Foz todas as unidades básicas de saúde estarão atendendo até 17h. A meta é vacinar 80% da população dentro dos grupos prioritários. Durante toda a semana a ação deve continuar e o atendimento será das 08h às 17h.

Além das unidades básicas, alguns postos volantes estão funcionando em pontos estratégicos da cidade, como Ponte da Amizade, Aeroporto e farmácias. Como não é exigido comprovante de residência, qualquer pessoa dentro dos grupos prioritários podem se vacinar, inclusive moradores de países vizinhos e turistas.

Este ano crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos serão vacinadas. Todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina da influenza devem receber apenas uma dose nessa campanha. As gestantes em qualquer idade; As puerperas- mulheres no período de 45 dias após o parto. Esse grupo deverá apresentar documento para receber a vacina como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento de onde ocorreu o parto.

Também fazem parte dos grupos prioritários os trabalhadores da área de saúde público e privado, que atuam na promoção e assistência a saúde, na investigação de casos de infecções respiratórias. Povos indígenas, para toda essa população a partir dos seis meses de idade. Pessoas com 60 anos ou mais; População carcerária e também pessoas portadoras de doenças crônicas conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde. Estão incluídas doenças respiratórias, cardíaca crônica e cardíaca congênita, doença renal, doença hepática, neurológica, diabetes, obesidade, transplantados e Síndrome de Down.

 

 

Sair da versão mobile