No mapa da Copa, Foz do Iguaçu será destaque no Mundial

O Brasil tem 5.570 municípios, mas poucos deles estarão envolvidos diretamente com a maior competição de futebol do planeta. Durante a Copa do Mundo da Fifa 2014, que ocorre entre os dias 12 de junho a 13 de julho, apenas 35 cidades integram a seleta lista de locais que serão cidades-sede ou Centros de Treinamentos de Seleções (CTSs). Entre os poucos municípios, está Foz do Iguaçu. A Terra das Cataratas foi escolhida para ser a casa da Coreia do Sul, para treinamentos antes e durante a competição. Dos 399 municípios do Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu terão o privilégio de conviver com alguma das 32 seleções participantes do evento esportivo.

O Estádio Pedro Basso, na Vila Yolanda, de propriedade do Flamengo Esporte Clube, passa por uma total reformulação para se adequar aos padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e receber a delegação sul-coreana. O novo gramado já está totalmente implantado, bem como a instalação do sistema de iluminação. Novos vestiários foram construídos e a academia está em fase final de acabamento. As calçadas externas e o asfalto que dá acesso ao estádio também estão recebendo atenção especial. O espaço denominado Mídia Center, onde ficarão os cerca de 200 jornalistas credenciados para o evento, será liberado nos próximos dias.

Assim, faltando 50 dias para o início da Copa do Mundo aumentam as expectativas dos iguaçuenses e da grande colônia de descendentes coreanos que vivem na região. Considerado o terceiro destino mais procurado por turistas estrangeiros que viajam ao Brasil a lazer, de acordo com estudo do Ministério do Turismo, o município se prepara também para receber um grande número de torcedores durante o período de realização do evento. Na Copa, a Coreia do Sul está no grupo H e estreia dia 17 de junho, contra Rússia, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), às 19h. Na primeira fase ainda jogará no dia 22 contra a Argélia, no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), às 16h e, no dia 26 contra a Bélgica, na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), às 17h.

Por AMN

Sair da versão mobile