Termo garante acompanhamento à mulheres vítimas da violência sexual

Na quarta-feira, 16, representantes da rede de atendimento à mulher, criança e ao adolescente vítima de violência sexual, consolidaram o Termo de Cooperação Técnica que tem como objetivo a prestação no serviço de atendimento à saúde dessas vítimas em Foz do Iguaçu.

O secretário de Saúde, Challes Bortolo, explica que o Termo deve estabelecer, definitivamente, protocolos de encaminhamento dos casos de violência sexual. A inovação desta é ação, é que essas vítimas, que antes eram encaminhadas diretamente ao Instituto Médico Legal, agora serão direcionadas ao Hospital Municipal onde receberão tratamento necessário e, ainda, receberão acompanhamento pós-violência. Este acompanhamento será feito por profissionais como: Assistente social e psicóloga.

“Hoje todos nós somos parceiros na seção de equipamentos, materiais, médicos, local. Na Secretaria de Saúde também caminhamos da mesma forma. Para todos os procedimentos tem que ter protocolo, comprometimento das equipes. Temos que falar a mesma palavra, que é saúde pública, o bem estar da população”, destacou o secretário.

Para o diretor-superintendente do Hospital Costa Cavalcanti Anilton José Beal, o termo veio só consolidar a parceria do trabalho que já vinha sendo feita. Para o hospital se tem uma situação tranquilizadora, em razão da dificuldade que tínhamos anteriormente relativo aos médicos, já que desde 2004, os profissionais de saúde que faziam esse atendimento eram do próprio hospital.

Em média por mês o Hospital Costa Cavalcanti atende 20 casos de violência contra mulher, cujos casos não são só de Foz do Iguaçu, mas também dos municípios da região.

A parceria abrange a Secretaria Municipal de Saúde, a Fundação de Saúde Itaiguapy, 9ª Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, Delegacia da Mulher de Foz do Iguaçu, Conselhos Tutelares e o Instituto Médico Legal – IML.

Sair da versão mobile