Foz do Iguaçu vai receber Festival Nacional de Xadrez

Uma competição que reunirá a nova geração do xadrez nacional está programada para acontecer em Foz do Iguaçu nos próximos dias. Na sexta-feira (18), no sábado (19) e no domingo (20), o Ginásio Costa Cavalcanti receberá cerca de 200 enxadristas que participarão do Festival Nacional da Criança (FENAC), incluindo as disputas do Campeonato Brasileiro de Xadrez 2014 nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14, nos naipes masculino e feminino. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e terá entrada gratuita. A promoção é da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).

Segundo o coordenador de xadrez da SMEL, Pedro Caetano, a competição será disputada na sexta-feira, das 13h30 às 18h. No sábado, as disputas começam às 9h e se estendem até às 18h. No domingo, no último dia do encontro, as disputas acontecerão das 9 às 12h, com o encerramento e a cerimônia de premiação às 14h. “Os campeões em cada categoria representarão o Brasil no Pan-Americano de Xadrez, previsto para acontecer na Bolívia, em setembro, e também no Mundial de Xadrez, na Turquia, em novembro. Os custos das viagens serão arcados pela Confederação Brasileira de Xadrez”, afirmou Caetano, que além de coordenar o evento, também atuará na arbitragem.

O secretário de esportes, Anderson de Andrade, afirmou que a preocupação com todas as modalidades continua na SMEL. “Foz disputou com várias localidades para sediar o Festival Nacional da Criança. Estados como Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro também queriam receber o evento, mas conseguimos trazer a competição para o nosso município. Com o respaldo do prefeito Reni Pereira, a atenção ao xadrez terá sequência e campeonatos para os nossos jovens continuarão acontecendo em Foz do Iguaçu em diversas modalidades esportivas”, destacou Andrade.

Por AMN

Sair da versão mobile