Foz é um dos municípios prioritários para o recebimento de médicos

A demanda de profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, já está completa no Estado do Paraná. Na última segunda-feira (14), mais 295 médicos foram recepcionados em Curitiba pelo ministro da Saúde Arthur Chioro. Com essa última etapa, o Paraná conta agora com 770 profissionais atuando em pelo menos 18 municípios.

De todos os municípios paranaenses, Foz do Iguaçu foi o que mais recebeu médicos pelo programa. A cidade de fronteira conta com 28 profissionais, cinco a mais que a capital do Estado. Em visita à prefeitura de Foz do Iguaçu na segunda-feira (14), a senadora Gleisi Hoffmann afirmou que Foz é um dos municípios prioritários para o recebimento de médicos, devido a demanda populacional da fronteira.

“É um município de fronteira, tem uma demanda que não é só interna, não é só do município, mas cidades que são gêmeas e precisavam ter uma prioridade para recebimentos dos profissionais. São 28 profissionais que vieram pra Foz, é mais que Curitiba que recebeu 23”, disse a senadora.

Gleisi ainda falou sobre cursos de medicina em Foz do Iguaçu, anunciando que além da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a cidade ainda poderá receber um curso de medicina privado pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC).

Pela necessidade que tem e o empenho para que a gente tenha o curso de medicina aqui, tanto o curso da Unila que já está liberado, já é uma realidade, já vamos fazer contratação de professores e isso também trás a oportunidade de o Hospital Municipal se transformar em um Hospital Escola. Como nós também temos o processo da UDC, que estamos lutando com o Ministério da Saúde e da Educação para que também tenha uma ampliação nas vagas de medicina. Acredito que é uma região que precisa. Foz é referência e tudo aquilo que nós pudermos ajudar Foz do Iguaçu na área de saúde, nós vamos ajudar.

Sair da versão mobile