Pontos de cultura no Paraná ainda são poucos, avalia coordenadora da Rede

Por Daryanne Cintra

Artistas, produtores culturais, gestores públicos e comunidade estão reunidos hoje (sexta-feira, 4), no Hotel Foz do Iguaçu para o III Fórum de Pontos de Cultura do Paraná. O evento propõe a discussão do âmbito cultural do Paraná e também a eleição das representações dos Pontos de Cultura. O Fórum segue até sábado, 5, com encerramento na Fundação Cultural. Participa ainda do encontro a Secretária do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg.

Para a coordenadora da Rede de Pontos de Cultura do Paraná, Mariquita Tozatti a realização do evento é de grande importância para à cultura. “A discussão deste evento viabiliza a formação da comissão que irá representar os Pontos junto ao Ministério da Cultura. Isso é necessário para que a rede de cultura no Paraná realmente cresça e que fique mobilizada para sairmos em busca de mais convênios”, disse.

Embora haja essa discussão, Mariquita contou que dentro do Paraná o crescimento dos Pontos de Cultura ainda é pequeno. “Nós estamos atualmente com 56 pontos, e esse resultado ainda é lento. É lento não pelo processo do Paraná, mais sim pelo próprio processo do Ministério da Cultura”, enfatizou.

Os Pontos de Cultura são projetos financiados, através de convênio, pelo Ministério da Cultura do Brasil. As ações podem ser desenvolvidas por entidades governamentais ou não, que realizam atividades culturais ou projetos de impacto cultural nas comunidades.

Sair da versão mobile