III Fórum Pontos de Cultura acontecerá neste final de semana

Mônica Nasser

[wp_bannerize group=”detalhe-noticia”]

Com o objetivo de debater sobre as políticas públicas ligadas a questão cultural como os caminhos do Programa Cultura Viva, além de unir os produtores de Cultura do Paraná, acontecerá em Foz do Iguaçu, nos dias 4 e 5 de abril, na Fundação Cultural, o III Fórum dos Pontos de Cultura – Teia Paraná 2014.

De acordo com Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural, sessenta Pontos de Cultura do Paraná devem participar do evento, mais os nove, de Foz do Iguaçu. “O Governo Federal, a partir do Governo Lula, criou os Pontos de Cultura, pessoas que já fazem trabalhos ligados à Cultura, e que agora recebem uma verba do Governo para isto”, concluiu.

Estarão presentes produtores culturais, representantes de entidades e interessados em transformar o seu trabalho cultural já em andamento, num Ponto de Cultura. O encontro contará com debates e apresentações artísticas, além da escolha para o colegiado de mobilização dos Pontos de Cultura paranaenses e da eleição os delegados à Teia Nacional da Diversidade.

 A expectativa é de que pelo menos vinte e cinco instituições paranaenses enviem seus representantes e formadores de opinião. Estão confirmadas as seguintes autoridades, Márcia Rollemberg, Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), que irá apresentar o painel “Balanços e perspectivas do Programa Cultura Viva”, nas mesas de discussões , ativistas dos Pontos de Cultura e integrantes de várias áreas dos governos federal e municipal.

 O evento é promovido pela Rede de Pontos de Cultura do Paraná, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), da Itaipu Binacional, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural e da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho de Cultura de Foz do Iguaçu (CMPC).

“Isto é para incentivar os pequenos grupos que produzem cultura. Falamos de  uma parte da identidade do País que fica invisível,  é importante dar visibilidades a estes grupos interessantes e que as vezes ficam invisíveis”,finalizou Arinha.

Quem estiver interessado em ser um Ponto de Cultura, em Foz do Iguaçu, na sexta, será lançado um edital específico para isto.

O evento é aberto para comunidade. Quem quiser participar deve fazer a inscrição previamente na Fundação Cultural.

Informações:

Telefone: (045) 35211308/35211309
PROGRAMAÇÃO:

DIA 04/04 | SEXTA-FEIRA

09h00 – Credenciamento
09h30 – Abertura oficial pronunciamento das autoridades presentes
10h00 – Leitura e aprovação do regimento interno do Fórum/PR
10h30 – Painel “Rede de Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu: a cultura pulsa na fronteira” – Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural e Adriana Bachtold, coordenadora dos Centros de Convivência Escola-Bairro da SMED, integrantes da comissão gestora dos Pontos de Cultura de Foz do Iguaçu

INTERVALO PARA O ALMOÇO

13h00 – Painel “Conhecendo os Pontos de Cultura do Paraná” – roda de apresentação dos presentes e seus respectivos projetos, com breve histórico dos trabalhos
14h00 – Apresentação do Grupo de Trabalho Mobilização/Articulação/Comunicação (debate e eleição dos colegiados com 02 representantes de cada região do Estado)
15h00 – Painel “Os Pontos e as Redes: sentidos e possibilidades” – integrantes do MinC, Pontos de Cultura e instituições convidadas
15h30 – Painel “Balanços e Perspectivas do Programa Cultura Viva”  – Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC

INTERVALO

16h15– Apresentação da Teia Nacional da Diversidade 2014 – Debora Lobo, representante do MinC
17h00 – Oficina de formação
18h00 – Apresentação artística e Plantão de Orientação e Prestação de Contas do MinC
 

DIA 05/04 | SÁBADO

09h00 – Apresentações artísticas
09h30 – Leitura e aprovação do regimento interno das eleições de representantes
10h00 – Eleição dos delegados à Teia Nacional, eleição da Representação Estadual e eleição de Representação na Comissão Nacional
11h30 – Considerações finais e encerramento.

INTERVALO PARA O ALMOÇO

 

Sair da versão mobile