Militares e sem-terras organizam mudança em Ñacunday, no Paraguai

Foto: Frontera CDE

Um efetivo do Comando de Operações da Paz e dirigentes da Comissão de Sem-terras de Ñacunday, intensificaram nesta segunda-feira (31) os preparativos para a mudança das 575 famílias que ocupam cem hectares de terras do Grupo Fávero, no Departamento de Alto Paraná, no Paraguai.

A operação é dirigida pelo Instituto Nacional de desenvolvimento Rural e de Terra e deve começar no dia 3 de abril. Para a mudança das famílias serão utilizados 20 caminhões da Secretaria de Emergência Nacional, sendo uma viagem por dia, durante duas semanas.

O presidente Horácio Cartes ordenou que os primeiros cem ocupantes ilegais das terras da Colônia Santa Lucía de Itakyry, a maioria de origem brasileira, sejam indenizadas pelas plantações cultivadas no local. Alguns moradores da colônia ofereceram veículos para ajudar na mudança.

O problema agrário em Ñacunday começou em 2012, quando grupos de sem-terras invadiram a fazenda do brasileiro Tranquilo Fávero, conhecido na região como o Rei da Soja. No local 5 mil famílias se instalaram e começaram o cultivo de grãos.

Em 15 de junho de 2012, um tiroteio durante uma ação de reintegração de posse na fazenda de um paraguaio em Curuguaty, ao norte de Ñacunday, provocou a morte de 11 sem-terra e seis policiais. A tragédia serviu como motivo para os congressistas paraguaios mostrarem que o então presidente Fernando Lugo perdeu o controle do país, resultando em uma destituição.

Sair da versão mobile