Empresários e contadores pedem soluções para emissão de alvarás

Representantes da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, contadores e empresários se reuniram com o prefeito Reni Pereira e com o secretário da Fazenda Ademar da Silva, para expor os problemas enfrentados em relação à espera de despachos para alvarás de funcionamento. A classe de contadores pediu que a prefeitura promovesse um mutirão para que sejam despachados antigos processos. O prefeito anunciou que serão realizados estudos para implantação do alvará digital

Durante o encontro o secretário Ademar da Silva anunciou que os servidores da secretaria estão trabalhando em expediente adicional para reduzir o acúmulo de trabalho provocado, especialmente, em razão das férias coletivas de janeiro. “Estamos remanejando servidores de outros setores e autorizando horas extras,” disse.

O secretário citou ainda que existem 550 processos com os mais diversos pedidos aguardando solução e citou que pelo menos 20% desses processos são reprovados. Destacou ainda que outra quantidade significativa apresenta problemas que exigem nova revisão. “Alguns processos são analisados duas ou três vezes pelos servidores e isso atrapalha”, argumentou.

Outro problema relatado pelos contadores está relacionado à incompatibilidade dos dados coletados na guia eletrônica criada pelo município, que, denunciam, não está compatível com o sistema informatizado da prefeitura. Segundo o secretário o caso está sendo resolvido.

No encontro o prefeito Reni Pereira disse que “será debatido com os contadores a implantação do alvará digital para facilitar o serviço”. Além disso, informou que um mutirão deve ser feito para diminuir a quantidade de alvarás em espera. No início do mês o prefeito anunciou ações para reduzir a burocracia na liberação de processos dependentes de analise do município.

com Assessoria

 

Sair da versão mobile