Turismo, logística, saúde e educação no desenvolvimento da região

Mônica Nasser

[wp_bannerize group=”detalhe-noticia”]

Na última quarta-feira, no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu foi apresentado o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Leste, elaborado para ampliar o crescimento de Ciudad del Este. O projeto foi apresentado na 2ª Reunião Ordinária do Plenário do Codefoz – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu. Iniciado no ano passado, o Plano de Desenvolvimento do Município é elaborado de forma integrada e ligada diretamente com as cidades vizinhas.

Natalia Ramírez Chan, presidente da Asociación Plan de Desarrollo del Este, apresentou o Plano de Revitalização de CDE, em especial, no micro-centro da cidade vizinha e destacou que a proposta é solucionar alguns problemas de educação, renda, mobilidade, meio ambiente, decorrentes do crescimento rápido e desorganizado da cidade vizinha.

Um estudo encomendado pelo Codefoz ao professor Carlos Águedo Nagel Paiva, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul revelou que dentro das cadeias mais produtivas da região, o destaque vai para o Turismo e para a Logística, que juntos, representam 54% da economia local. De acordo com Dimas Bragagnolo, diretor Executivo do Codefoz os outros pontos fortes são a Saúde e a Educação. “Observamos que temos uma economia muito mais ligada com os países vizinhos, o Paraguai e com a Argentina, do que propriamente com Oeste do Paraná. Para pensar no desenvolvimento de Foz do Iguaçu, precisamos ver de forma integrada e ligar também com o Alto Paraná e o Estado de Missiones. O desenvolvimento de Ciudad Del Este impacta diretamente na nossa economia. Quanto mais a cidade vizinha se desenvolve, mais irriga nossa economia”, ressaltou.

De acordo Bragagnolo, um dos objetivos do Plano de Desenvolvimento como um todo, e seguindo várias ações é auxiliar no desenvolvimento e na integração entre os países. “Para pensar a cidade para 2040, o nosso foco é nestas quatro principais áreas da nossa economia, Logística e Turismo, como principais, e Educação e Saúde, posicionando Foz do Iguaçu como um grande pólo prestador de serviços”, concluiu.  

 

Sair da versão mobile