Greve em Assunção foi um êxito, disse sindicalista

Fotos: jorge Cañete, ABC COLOR

A greve geral iniciada à meia noite de quarta-feira (26), em Assunção, no Paraguai, terminou às 15h, horário de Brasília. Segundo dirigentes sindicais da capital, a greve foi uma “êxitosa jornada”, conseguindo reunir colonos, estudantes, professores e funcionários públicos. As diferentes classes da sociedade saíram da Praça da Democracia, caminhando pelas principais avenidas da cidade, até chegar à Praça das Armas, em frente ao Congresso Nacional.

A manifestação a nível nacional, teve como objetivo abrir uma mesa de diálogo entre sindicatos e o governo, para debater reivindicações como a redução do custo da passagem do transporte público para 2 mil guaranies (cerca de R$ 1), reforma agrária, melhorias na educação e principalmente a Lei de Aliança Público-Privada.

Luis Aguayo, presidnete da Mesa Coordenadora Nacional de Organizações Campesinas, destacou a capacidade de organização e protestos demonstrados com a greve geral, a primeira de Horácio Cartes, um ano após assumir a presidência do país. Segundo Aguayo, pelo menos 35 pontos do país foram mobilizados nesta quarta-feira.

Para negociar com os sindicalistas, o governo decidiu abrir uma mesa de diálogo chefiada pelo vice-presidente da República, Juan Afaro, que nesta quarta-feira emitiu uma nota convocando os trabalhadores para uma conversa.

Informações, ABC Color

Sair da versão mobile