Governador participa da abertura de congresso esportivo em Foz

Teve início em Foz do Iguaçu na noite dessa quinta-feira (20.03), o II Congresso dos Gestores Públicos do Esporte e do Turismo do Paraná. Participaram da abertura do evento, o governador Beto Richa, o secretário do Esporte e Turismo, Evandro Rogério Roman, e ainda uma comitiva do governador que contou com a presença de vários secretários de Estado e dos deputados estadual, Ney Leprovost e federal, Eduardo Sciarra.

O evento é realizado pelo segundo ano consecutivo no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, e termina no sábado. A programação conta com vários painéis e palestras direcionados aos gestores do esporte e do turismo. Além de secretários e diretores municipais, participam prefeitos e vereadores de vários municípios do Paraná.

Beto Richa destacou o trabalho executado pelo secretário Roman durante pouco mais de três anos de gestão. De acordo com o governador um dos principais desafios era a implantar uma política de esporte no Estado. “Confesso que os resultados apresentados nesse período me surpreenderam”, declarou. “Graças a credibilidade do Roman conseguimos ampliar os recursos da secretaria e conquistamos parcerias das empresas publicas e também das empresas privadas. Isso permitiu implantarmos entre outras coisas  novos projetos como o TOP 2016 (Talento Olímpico Paranaense) e melhorarmos consideravelmente eventos esportivos oficiais como os Jogos Aberto, Jogos da Juventude e os Jogos Escolares”.

Entre as políticas publicas destacadas pelo governador está o Paraná Saudável, um programa que visa identificar os níveis de obesidade e educar os paranaenses com novos hábitos alimentares e de atividades físicas. “São políticas como essa que demonstram a característica municipalista do nosso governo, pois são nos municípios que as pessoas vivem e é para essas pessoas que precisamos dedicar todos nossos esforços para que sejam atendidas pelo Estado”, completou Richa.

Evandro Roman destacou que os desafios encontrados nesses anos foram muitos, mas que sempre contou apoio do governador além da compreensão e colaboração dos gestores e dirigentes para superá-los. “Muitas vezes nós lançávamos uma idéia e alguns diziam: ‘isso é impossível’. Eu particularmente gosto do campo do impossível. A concorrência é menor no impossível”, comentou o secretário. “É com essa disposição que enfrentamos nossos desafios e conseguimos superá-los, implantando definitivamente uma política publica de esporte em nosso Estado, que será referência para essa e para as futuras gerações”.

Programação

A programação do II Congresso dos Gestores Públicos do Esporte e do Turismo do Paraná iniciou com palestra do treinador e ex-jogador de futebol, Claudio Duarte, bicampeão brasileiro pelo Internacional de Porto Alegre na década de 70 e técnico de vários clubes nacionais nos anos 80, 90 e 2000. O evento segue a todo o vapor nesta sexta-feira, com destaque para as palestras matutinas do secretário Roman e do professor Felipe Canan, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), e no período da tarde com a palestra do assessor especial do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde. No sábado a atração principal é jornalista esportivo Mauro Naves, que falará sobre suas experiências na cobertura de grandes eventos esportivos em nível nacional e internacional.

Com SEET

 

Sair da versão mobile