Técnicos do Ministério da Cultura visitam Pontos de Cultura de Foz

Mônica Nasser

 Atualmente Foz do Iguaçu possui nove Pontos de Cultura e para avaliar a boa e regular aplicação dos recursos referentes ao convênio Redes Pontos de Cultura, bem como repassar orientações prévias pertinentes. Técnicos da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura estão visitando os locais.

 De acordo com Arinha Rocha, diretora de cultura da Fundação Cultural, em breve deve sair um novo edital para quem desenvolve atividades culturais há mais de três anos na cidade possa se inscrever para ser um novo Ponto de Cultura. “Vai ser incluído cinco novas instituições e vai ser publicado no site da Prefeitura. O valor é R$60 mil por ano para atividades culturais”.

 Os Pontos de Cultura de estados e municípios recebem recursos por transferência direta da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. “Democratiza a arte já que estes locais geralmente estão em lugares onde as pessoas não têm acesso a arte. Possibilita que recursos culturais se desenvolvam, melhora, qualifica e fortalece as instituições que recebem estes projetos”, conclui Arinha.Com o término da visita será emitido um relatório de acordo com a abordagem e verificações.

 São Pontos de Cultura em Foz do Iguaçu, a Quatá, CTG, Encontro das Águas, Associação Bem Viver, Associação Aprendendo a Viver, Provopar, Companhia Amadeus, Associação Fraternidade e Aliança- AFA e a Academia de Letras de Foz do Iguaçu. 

 O projeto Rede de Pontos de Cultura, é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Fundação Cultural e é um programa do Ministério da Cultura, cujo recurso encaminhado é o equivalente a R$ 5 mil por mês, para cada instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos declaradas de utilidade pública.

 

Sair da versão mobile