Comércio paranaense cresceu 5,5% em janeiro, acima da média nacional

As vendas do comércio paranaense expandiram 5,5% em janeiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. O desempenho foi superior ao do País, que registrou médio de 3,5%. No acumulado de doze meses, encerrados em janeiro, as vendas reais do comércio varejista mantiveram-se acima da média nacional, com avanço de 6,7%, diante alta de 3,3% para o Brasil. Foi o melhor desempenho entre os Estados do Sul e do Sudeste, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (13). O resultado abrange a definição ampliada da pesquisa, que contempla, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção.

A performance no primeiro mês do ano confirma o dinamismo do setor paranaense, que apresentou resultados positivos ao longo de 2013 3 feucou o ano passado com expansão de 7%, bem acima da média nacional, de 3,6%.

Para a economista Ana Silvia Martins Franco, do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a crescimento do comércio resulta da maior disponibilidade de renda da população, em função do agronegócio e do aquecimento do mercado de trabalho regional, que está mantendo os empregos de maior rendimento, em sua grande maioria no interior do Estado. “O bom desempenho de janeiro também foi influenciado pela oferta de crédito, além do movimento associado às promoções de início de ano”, afirma Ana Silvia.

PRODUTOS – No indicador de janeiro em relação a janeiro de 2013, o bom resultado foi determinado pelo crescimento nas vendas de tecidos, vestuário e calçados (13,8%), combustíveis e lubrificantes (12,1%); eletrodomésticos (11,2%); materiais de construção (8,7%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (6,7%); e hipermercados e supermercados (6,2%).

Já no acumulado de doze meses, as principais contribuições positivas vieram dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (11,7%); eletrodomésticos (11,3%); artigos farmacêuticos e de perfumaria (10,5%); livros, jornais, revistas e papelaria (10,0%); material de construção (9,5%); artigos de uso pessoal e doméstico (8,1%); e veículos, motocicletas, partes e peças (6,2%).

RESTRITA – Na mensuração restrita, que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção, o volume de vendas no Estado cresceu 6,8% no mês de janeiro de 2014 e 6,4% no acumulado de 12 meses (findos em janeiro de 2014). No Brasil, o faturamento comercial mostrou elevação de 6,2% no mês e 4,3% no acumulado de 12 meses.(AEN)

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