18º Desafio de Pesca a Corvina de Santa Terezinha supera expectativas

Santa Terezinha de Itaipu viveu um final de semana excepcional neste sábado e domingo, dias 08 e 09 de março, quando foi realizada a 18ª Edição do Desafio de Pesca a Corvina.  Promovido pela ANPASTI (Associação Náutica de Pesca Amadora de Santa Terezinha de Itaipu), com o apoio da Prefeitura Municipal e Itaipu Binacional, o evento teve a participação de 118 equipes vindas de toda a região e também do Paraguai. O evento superou as expectativas dos organizadores, uma vez que as águas do lago de Itaipu estão baixas, devido à demanda e o aumento do consumo de energia no país.

O desafio teve início no sábado (08), às 16h00, com a tradicional barqueata, saindo do Distrito Industrial até o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu, onde a noite aconteceu o jantar de confraternização na sede da Anpasti. A largada da pesca aconteceu às 07h00 horas do domingo (09) com a solenidade de bênção dos barcos, procedida pelo Padre  Renato. As equipes tiveram até às 13 horas para entregar os resultados de suas pescas à comissão organizadora, onde os peixes foram pesados e guardados em uma caixa com gelo, para serem doados posteriormente à Associação Pestalozzi do Município.

A primeira equipe a entregar peixes foi a de número 87, integrante do Clube de Náutico Hernadárias – Paraguai e surpreendeu a todos com uma corvina pesando 3 quilos e 316 gramas, que acabou sendo realmente a maior capturada nesta edição da Pesca à Corvina. Com a chegada dos pescadores os espécimes foram se avolumando na caixa, até mesmo aqueles que perderam o horário regulamentar para pesar os peixes, acabaram depositando na caixa para serem doados.

Às 15 horas, pontualmente começou a divulgação dos resultados e a premiação dos 10 primeiros colocados, que foram:

1º lugar: Clube Náutico Hernandárias, equipe 87, que somou 5,628 kg, com três peixes pescados, sendo que uma corvina pesou 3,316 kg, com isso recebeu o troféu de maior espécime do torneio;

2º lugar: Equipe RM Móveis, com corvinas pesando 2,526 kg;

3ºlugar: Clube Náutico Hernandárias, equipe 106, que pescou 2,490 kg;

4ºlugar: Equipe Parise (STI) com 2,290 kg;

5º lugar: Piquiri Clube Náutico, com 2,20 kg;

6º lugar: Clube Náutico Hernandárias, equipe 55, que pescou 1,986 kg;

7º lugar: Clube Náutico Hernandárias,equipe 58 que pescou 1,828 kg;

8º lugar: Hotel Mucuri, com 1,802 kg;

9º lugar: Trans Pedrinho, com 1,754 kg;

10º lugar: Casa do Churrasqueiro, com 1,720 kg.

A solenidade de premiação foi realizada dentro do previsto com muita alegria por parte dos premiados e prestigiada por autoridades e integrantes da sociedade itaipuense.

O presidente do Clube Náutico Hernandárias, o grande vencedor do Torneio, Alberto Acha, enalteceu a irmandade e a hospitalidade do povo itaipuense, bem como o sentimento de amizade que os dois povos. “Viemos com nove embarcações e estamos muito felizes por poder contribuir com os irmãos brasileiros em mais este evento aqui em Santa Terezinha de Itaipu”, salientou Alberto.

Alexandre Luiz de Souza, o Xande, representando a equipe vice-campeã, RM Móveis, considerou que como o campeão é do Paraguai, se considera campeão entre os brasileiros e de modo especial porque é de Santa Terezinha de Itaipu. “Tínhamos a convicção de ficar entre os quatro primeiros colocados, mas depois do resultado estamos satisfeitos com a colocação”, destacou Xande.

Gilberto Danke, presidente da Anpasti, entidade organizadora do evento, disse que tudo saiu dentro do previsto e enalteceu a desportividade dos competidores, pois nenhum acontecimento fora do normal foi registrado e ressaltou que as entidades de pesca de toda a região do Lago, se unem em torno dos eventos promovidos o que garante a participação e o sucesso dos mesmos.

O secretário municipal de indústria comércio e turismo, Arlenio Boaroli, foi dos que se dedicou com afinco para o sucesso do Desafio de Pesca à corvina e fez sua análise sobre o desfecho da do evento, que chegou às 18ª edição. “O resultado foi muito bom, com a participação dos pescadores e seus familiares. Pra nós foi muito gratificante ver este resultado depois de todo um trabalho realizado, mais uma vez Santa Terezinha de Itaipu se destaca como um dos melhores organizadores do evento na região” destaca o Secretário.

O Prefeito Cláudio Eberhard, considerou que a Pesca a Corvina foi sucesso e serviu também para divulgar o Terminal Turístico Alvorada de Itaipu. “Esta de parabéns a Anpasti e toda a equipe da prefeitura que trabalhou no evento. Isso demonstra que a união dos esforços é que faz os grandes eventos e Santa Terezinha de Itaipu, como sempre organizando para toda a região um evento com qualidade e com a participação e a confraternização das pessoas”, finalizou o Prefeito.

A solenidade foi encerrada com sorteio de vários cheques, de diferentes valores, sendo que o prêmio maior foi de R$ 5 mil e o menor de R$ 250,00.

Com Assessoria

Sair da versão mobile