Direção decide fechar Albergue Noturno de Foz

Por Daryanne Cintra
Fotos: Eli Silva

Com grandes dificuldades para manter a entidade por conta da falta de dinheiro, a direção do Albergue Noturno de Foz do Iguaçu decidiu fechar as portas. O cumprimento da folha de pagamento dos funcionários tem sido o maior problema.

De acordo com o presidente da entidade Carlos Alberto D’Andrea Ribeiro, a decisão de fechar é por tempo momentâneo. “Estamos fechando para que possamos sentar e conversar com a prefeitura para ver o que podemos fazer”, explicou.

A intenção, conforme disse Carlos, é de rever o convênio do Albergue com o município. “A nossa despesa fixa com pagamentos de salários e encargos gira em torno de 15 mil reais. Porém, o repasse que recebemos é de pouco mais de 2.500. Isso não tem sido o suficiente. De uns anos pra cá estamos com dificuldade de manter a equipe. Antes éramos oito funcionários e agora somos apenas cinco”.

Carlos disse ainda que, para cobrir o restante do pagamento a entidade busca por outros recursos. “Fazemos bazares, com doações da Receita Federal. O último aconteceu em maio do ano passado. Arrecadamos cerca de 90 mil reais. Foi com este dinheiro que nos mantemos até dezembro. Passando disso, não tivemos mais recurso”, contou.

Além dos custos com a folha de pagamento, o Albergue também sofre com a falta de recurso para as despesas com manutenção do local. “A única coisa que geralmente é suprima é a parte da alimentação. Mas, isso porque recebemos doações de alimentos e cestas básicas. Isso tem nos ajudado muito”, disse o presidente.

Só no período do verão, o Albergue Noturno atendeu 400 pessoas por mês. Mas, conforme disse Carlos, no inverno esse número dobra. “A prestação do nosso serviço é importante. No inverno, atendemos em média 800 pessoas por mês, o equivale a mais ou menos 30 por dia”.

A reportagem da Rádio da Cultura já entrou em contato a Prefeitura Municipal, e aguarda por pronunciamento sobre o caso.

Sair da versão mobile