Foz pode receber delegacias de furto e roubo e de crimes de trânsito

Aconteceu na ultima semana na sede do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º B I MEC) em Foz do Iguaçu a reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira o (GGIFron). Foi apresentado pelo delegado chefe da 6ª SDP Dr. Alexandre Macorin a proposta de criação da delegacia de furto e roubo e da delegacia de crimes de transito.

Segundo Macorin o município de Foz do Iguaçu faz fronteira com os Países Paraguai e Argentina, situado em ponto estratégico, o crime de roubo e furto de veículos é uma das modalidades mais rentáveis para atividade criminosa. Os números mostram que de Janeiro a Dezembro do ano passado foram furtados 376 veículos e roubados 223, totalizando o numero de 599 veículos no ano. “A delegacia especializada teria a missão de mapear os estabelecimentos irregulares e juntamente com os agentes do Funesp realizar operações de fiscalização rotineira e notificações aos órgãos competentes”. Enfatizou Macorin.

Referente aos crimes de trânsito, Macorin mostrou que o Município de Foz e Santa Terezinha contabilizaram no ano de 2013 cerca de 70 homicídios ocorridos no trânsito, muitos desses acidentes ocorreram com veículos com placas de outras localidades e outros países. No ano de 2012 foram contabilizados 87 homicídios no transito em Foz, ao comparar os números com as cidades de Londrina e Maringá as quais possui em funcionamento a Delegacia de Trânsito observa-se que as ocorrências de Foz superam as do município de Maringá sendo dessa forma essencial a Delegacia em Foz do Iguaçu.

Estiveram presentes autoridades de todas as forças de segurança do Estado do Paraná entre os presentes estavam o secretário interino de Segurança Publica Walter Gonçalves e o delegado-geral da Polícia Civil Riad Braga Farhat e o diretor do Instituto de Criminalística Leon Grupenmacher.

Dentre as explanações, o delegado da especializada de homicídios de Foz do Iguaçu, Dr. Marcos Araguari, apresentou ao Secretário e a todos os presentes os números totais de homicídios e elucidações do ano de 2013. Segundo o delegado, as operações policiais de fiscalização e de blindagem da fronteira com o Paraguai, desenvolvidas pelas Forças de Segurança Municipais, Estaduais e Federais e pelas Forças Armadas na região no último ano, demonstraram resultados extremamente positivos e contribuíram decisivamente para a redução dos crimes contra a vida no período. O resultado dessas operações foi destacado pelo delegado dentro do planejamento de ações de cooperação entre as Forças de Segurança e Forças Armadas na Fronteira, objetivo primordial do GGI-Fron.

O delegado Araguari abordou assuntos relativos à redução dos crimes contra a vida na cidade, com uma rápida explanação das estatísticas dos últimos nove anos e a totalização do ano de 2012, quando Foz registrou um número de 164 homicídios, sendo 88 solucionados. Foi também feito um especial detalhamento das estatísticas de 2013, período em que a delegacia de homicídios registrou um total de 119 homicídios, sendo 74 casos solucionados pela Polícia Civil. A nova estrutura da delegacia de homicídios e os resultados dos trabalhos de investigação também foram abordados durante a explanação.

 

 

 

Sair da versão mobile