Campanha de vacinação contra o HPV terá inicio no próximo dia 10

Mônica Nasser

Parte do Sistema Nacional de Vacinação, a campanha de vacinação contra o HPV passa a ser incluída no Calendário Nacional de Vacinação.O trabalho terá início no dia 10 de março, com a primeira dose da vacina contra o HPV para adolescentes. Esta primeira etapa da Campanha deve abranger meninas que nasceram de 11 de março de 2000 até 11 de março de 2003, ou seja, meninas de 11 a 13 anos de idade.

Segunda dados do Ministério da Saúde, 70% dos casos de câncer de colo de útero estão ligados ao HPV- papilomavírus, e de acordo com Ademir Ferreira, diretor da 9ª Regional de Saúde em Foz do Iguaçu é a 3ª causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil. “ Estaremos vacinando em todos os postos de saúde de Foz do Iguaçu a partir da segunda-feira, dia 10.O objetivo é vacinar cerca de 80% das meninas nesta faixa etária. Lembramos que após seis meses tem a segunda dose e depois de 5 anos a terceira dose o que garante uma imunização eficaz e duradoura”. A aplicação da primeira dose se estende até o dia 11 de abril e a segunda dose será realizada do dia 1º de setembro a 12 de setembro.

O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV.

A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos.

Existem diferentes tipo de vírus HPV. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685, 4 mil pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.( Ministério da Saúde)

A vacina contra o HPV é quadrivalente que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.

Veja o Guia Prático do HPV do Ministério da Saúde :http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/2014/hpv/guia_perguntas_e_repostas_MS_HPV.pdf

Sair da versão mobile