Vereadores de Cidade do Leste criticam proibição de falar guarani em shopping

Durante seção na Câmera de Vereadores de Cidade do Leste, os parlamentares criticaram os comerciantes estrangeiros que proíbem funcionários paraguaios de falar em guarani durante o trabalho. Eles pedem a intervenção da Justiça e do Ministério do Trabalho, para coibir a prática ilegal, que fere o artigo da Constituição que estabelece os idiomas espanhol e guarani como oficiais em todo território paraguaio.

Além de proibir o idioma nativo, alguns dos proprietários de lojas do Shopping Binta King, também estariam obrigando os funcionários a manterem uma carga horária de 12 horas e intervalo para almoço de 20 minutos.
Após a denúncia feita pelo jornal Diário Vanguardia, de Cidade do Leste, no início desta semana, a população começou a se manifestar nas redes sociais contra os empresários estrangeiros. Algumas denúncias também começaram a ser vinculadas nas redes sócias.

O presidente da Câmara de Vereadores, Nery Jara, disse ainda que chama a atenção o fato de uma empresa de capital estrangeiro, acolhida com hospitalidade em Cidade do Leste, proíba o uso do guarani. Outro vereador, Juan Ángel Núñez, falou sobre a necessidade que medidas sejam tomadas contra esses comerciantes. “É uma vergonha que em nosso país não possamos falar em nosso idioma”, manifestou.

Os vereadores lembraram ainda de autdoors e fachadas de lojas com escrita em outros idiomas, principalmente o português, o que é proibido.

Já o vereador Alberto Rodríguez, entende a proibição dos comerciantes em exigir que os atendentes sejam compreendidos pelos clientes estrangeiros que procuram o comércio paraguaio. “Estamos em uma região comercial, se for exigido falar guarani vai ser difícil a comunicação. Nesse horário curto de trabalho, falar outro idioma não vai acabar com o patriotismo da pessoa”, argumentou.

O presidente da Associação de Trabalhadores e Comerciantes de Cidade do Leste, Javier Miranda, participou da sessão e afirmou que empresários estrangeiros estão se “adonando” da cidade. “Proibir de falar em guarani não é mais do que o resultado da ausência das autoridades na capital departamental”.

O empresário e presidente da Federação de Comércio da Cidade do Leste, Tony Santamaría, defende a orientação dos gerentes do Shopping Bonita King. Para ele, a proibição é uma estratégia de venda e deve ser analisada em que contesto não é permitido falar o idioma.

Informações do Diário Vanguardia

Sair da versão mobile