Papa Francisco nomeia brasileiro como cardeal

Na manhã deste sábado (22), o Papa Francisco nomeou 19 novos cardeais durante cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre os nomeados está o brasileiro Dom Orani João Tempesta, então arcebispo da cidade do Rio de Janeiro. Durante a nomeação, o Papa entregou a cada um dos cardeais um solidéu, o barrete (chapéu vermelho dos cardeais) e um anel.

Além do brasileiro, foram nomeados cardeais da Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia.

Após a cerimônia religiosa os cardeais foram cumprimentados por autoridades na sala Paulo VI, onde estava a presidente Dilma Rousseff, que no dia anterior entregou ao Papa Francisco uma bola autografada por Ronaldo Fenômeno e uma camiseta da Seleção Brasileira autografada por Pelé.

Também participou da cerimônia o Papa Emérito Bento XVI, que desde a renúncia em fevereiro de 2013, não aparecia em público.

Histórico

Orani ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, no dia 20 de janeiro de 1968, iniciando seu noviciado no dia 1 de fevereiro de 1968, tendo emitido seus primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1969.

Realizou seus estudos eclesiásticos em São Paulo, na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969 a 1970, e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos.

No dia 2 de fevereiro de 1972 fez sua profissão solene na ordem. Sua ordenação presbiteral foi em 7 de dezembro de 1974, aos 24 anos, pelas mãos de Dom Tomás Vaquero, na Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo.

Dom Orani foi vice-prior do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo no período de 1974 a 1984, quando foi nomeado prior pelo Capítulo da Congregação em Roma, tendo permanecido até sua elevação a abade, em 1996.

Em 27 de fevereiro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou Dom Orani arcebispo do Rio de Janeiro2 , sendo empossado em 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Recebeu o pálio das mãos do Papa Bento XVI, no dia 29 de junho de 20093 . Durante sua prelazia, foi o anfitrião do Papa Francisco durante a XXVIII Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile