Alerta: Mais de 600 pessoas são intoxicadas por raticida no Paraná

Em 2013 a Secretaria da Saúde do Paraná registrou 642 casos de intoxicação por raticida. As notificações feitas pelas equipes de saúde representam o aumento de 50% nos casos em relação aos registros de 2012, quando houve 428 notificações. Em todo o Estado 10 pessoas morreram, no ano passado, em decorrência de intoxicações por raticida.

Para coibir a venda de raticidas irregulares a Secretaria da Saúde está reforçando a fiscalização sanitária, especialmente, em estabelecimentos que já tinham denúncias de comércio ilegal de chumbinho.

De novembro de 2013 até o mês passado, a Vigilância Sanitária do Paraná apreendeu 1.542 frascos de chumbinho em diversas regiões do Estado. A maioria dos produtos apreendidos era raticida líquido, que é ainda mais prejudicial à saúde. No Brasil, nenhum tipo de raticida pode ser comercializado na forma líquida.

O principal responsável por intoxicações e mortes no Estado é o chumbinho, que apesar da proibição é comumente comercializado em supermercados e casas agropecuárias do Estado. Uma das principais características do chumbinho é a agilidade com que o princípio ativo faz efeito e mata os ratos. Enquanto raticidas convencionais agem de forma lenta, a ação do chumbinho é praticamente instantânea.

Sair da versão mobile