Polícia utilizou o VANT para desmantelar quadrilha de contrabando na região

Matéria do programa “Fantástico” da Rede Globo de Televisão revelou que a Polícia Federal utilizou o VANT (veículo aéreo não tripulado) para monitorar suspeitos e prender os integrantes de uma quadrilha especializada no contrabando de cigarro que atuava na região sudoeste do Paraná.

As cargas contrabandeadas eram transportadas desde Foz do Iguaçu e de Guairá até a cidade de Dois Vizinhos onde as caixas de cigarros eram armazenadas antes de serem transportadas, principalmente, para a cidade de Venâncio Aires no Rio Grande do Sul.

O equipamento de vigilância monitorou a quadrilha e identificou os locais utilizados para armazenar o contrabando e orientou a ação da força policial por terra. A operação foi denominada “Corredor Sudoeste” em razão da rota autorizada de vôo para o VANT desde São Miguel do Iguaçu até região de Dois Vizinhos.

A aeronave possui 37 horas de autonomia de vôo e pode ser controlado remotamente mesmo estando mil quilômetros distantes da base de controle e a dez mil metros de altitude. Caso ocorram problemas com os equipamentos de controle e a aeronave seja desconectada, ela retorna à automaticamente ao local de decolagem.

Operação     

A operação “Corredor Sudoeste” reuniu 130 policiais federais que cumpriram 12 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão nos municípios paranaenses de Cascavel, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e gaucho de Venâncio Aires. Todos os mandados foram expedidos pela Vara da Justiça Federal em Francisco Beltrão. As investigações tiveram início em julho de 2013, quando a Polícia Federal realizou a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados em Dois Vizinhos.

Sair da versão mobile