CCZ alerta sobre o aparecimento de aranhas e escorpiões em Foz

Por Daryanne Cintra

Durante o verão é mais comum o aparecimento de animais peçonhentos nos quintais das residências. Em Foz do Iguaçu o Centro de Controle de Zoonoses alerta sobre duas espécies que têm sido encontradas. A primeira é a aranha armadeira, que tem em média de 3 a 5 cm. E a outra é o escorpião amarelo que pode chegar até 7 cm.

De acordo com o técnico Vagner Fabiano, em três regiões da cidade está bastante comum encontrar esses animais peçonhentos. “As notificações tem vindo da região da Vila A, Jardim Panorama e Avenida República Argentina. As aranhas são mais comuns encontrarmos, porém há registros consideráveis do aparecimento de escorpião”, explicou.

A picada de qualquer um desses animais pode causar dor, inchaço e complicações no organismo por conta das toxinas do veneno. Porém, conforme disse Vagner, a gravidade maior é com as crianças. “A toxina do veneno liberado pelo escorpião principalmente, pode ser um agravante maior em crianças, por que a toxina age de forma severa”, disse.

Para evitar o aparecimento de aranhas e escorpiões, algumas dicas podem ajudar. É necessário evitar entulhos, lixos, madeiras, grama alta no quintal de casa. Além disso, devem-se colocar barreiras cívicas como vedação, em portas, janelas, ralos de banheiro e ralos de pia.

Quem encontrar algum animal peçonhento em casa, não deve tentar matá-lo e nem pegar, é o que explicou o técnico. “Nós temos uma equipe de atendimento. Quem encontrar uma aranha ou um escorpião deve ligar para o CZZ, que irá até o local e tomará as medidas de prevenção e captura do animal”, disse. O telefone é 3524- 8848.

 

Sair da versão mobile