“Há uma crise de credibilidade”, diz especialista em segurança pública

Participou, na manhã de sexta-feira, 14, do programa Contraponto da Cultura, o Delegado da Polícia Federal em Curitiba e especialista em segurança pública, Dr. Algacir Mikaloviski. O delegado descreveu a situação atual na segurança pública uma “crise de credibilidade” das instituições policiais. Segundo ele, os criminosos afrontam a população e as instituições policiais, “chegamos a um ponto que precisamos tomar atitudes concretas.” Disse.

“A prestação de serviço está de má qualidade, e isso é uma realidade, por outro lado, precisamos de investimento e são caros, porém, não é esta a realidade.” Ressaltou o delegado ai relatar que durante cinco anos, metade dos investimentos no sistema prisional voltaram ao poder público, “ou seja, não houve um investimento necessário.” Afirmou.

Mikaloviski reafirmou como líder sindical, que é preciso trabalhar para que melhore o sistema, “e sobre a credibilidade, precisamos mostrar resultados.” Concluiu.

O Delegado da PF em Foz, Geraldo Eustáquio, também participou do programa e falou sobre a segurança na fronteira. Em um dos assuntos pautados, o assalto ao Banco Bradesco, o delegado ressalto que o recado da criminalidade foi enviado que é “Foz será alvo de grandes investidas criminosas”, e por este motivo é preciso dar respostas a estas ações.’ Disse.

Eustáquio ressaltou, ainda, que é necessário rever os trabalhos de prevenção, “se a gente avaliar, veja bem, o banco assaltado fica a dois quilômetros do Rio Paraná, local utilizado para fuga de criminosos, e os vários caixas eletrônicos postados em locais de facilidade para ação dos assaltantes.” Outro exemplo usado pelo delegado foi o carro-forte que transporte grande quantia de dinheiro. Segundo ele, é necessário locais seguros para este trabalho.

“Deveríamos ter uma estrutura melhor, o sentido das próprias empresas, e tenho a impressão, pela facilidade da criminalidade aqui na fonteira, precisamos de mais cautelas e prevenir estes crimes e para isso temos que capacitar nossos lideres e gestores para que todos os trabalhos sejam feitos de maneira eficaz.” Finalizou o delegado afirmando que este é novo grande desafio na segurança pública.

Sair da versão mobile