Portugal e Brasil avançam no top 10 do ranking da FIFA

A edição de fevereiro do Ranking Mundial da FIFA levou em conta 42 partidas entre seleções “A”, 40 das quais foram amistosos. Espanha, Alemanha e Argentina permanecem nas três primeiras colocações respectivamente, enquanto a Suíça (sexta, duas posições a mais) ultrapassou o Uruguai (sétimo, uma a menos) e a Itália (oitava, uma a menos).

Por sua vez, Portugal (quarto, uma colocação a mais) trocou de posição com a Colômbia (quinta, uma a menos) e se aproximou de sua melhor posição desde a criação do Ranking (o terceiro, obtido em outubro de 2012), enquanto o Brasil (nono, uma a mais) fez o mesmo com a Holanda (décima, uma a menos).

Dos 40 amistosos, 28 eram jogos do Campeonato das Nações Africanas de 2014, disputado entre janeiro e fevereiro na África do Sul. Foi a terceira edição do torneio, do qual apenas jogadores que atuam em clubes de seus respectivos países podem participar.

As seguintes seleções subiram mais de cinco postos em relação ao mês passado: Cabo Verde (27º, oito a mais), Armênia (30ª, oito a mais), Eslováquia (54ª, seis a mais), Israel (56º, sete a mais), Uzbequistão (57º, oito a mais), Polônia (70º, sete a mais), Liechtenstein (150º, seis a mais) e Paquistão (165º, sete a mais). Muitos deles se beneficiaram do descarte de jogos antigos.

O mesmo vale para os conjuntos que mais caíram em fevereiro, especialmente Mali (59º, 19 a menos) e Togo (90º, também 19 a menos). Ambos viram os bons resultados obtidos na Copa Africana de Nações de 2013 serem descartados e perderam uma boa parcela de pontos.

Somente três selecionados subiram dez ou mais lugares nas últimas semanas. Foram São Vicente e Granadinas (141º, mais 14), El Salvador (78º, mais dez) e Belize (142º, também dez a mais).

Pouco mudou na composição dos 50 primeiros da lista. O Paraguai (49º, duas posições a mais) é o novo integrante do grupo, à custa do Mali. Com isso, o número de seleções sul-americanas entre as 50 melhores chegou a nove, enquanto o total de africanos caiu para oito. A quantidade de equipes da UEFA (26), da CONCACAF (cinco), da AFC (duas) e da OFC (nenhuma) ficou inalterada.

Ao todo, 55 jogos entre seleções foram levados em conta até o momento neste ano. A próxima edição do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola será publicada em 13 de março de 2014.

Sair da versão mobile