Copel intensifica combate a furto de energia no Paraná

Atualmente, estima-se que 2,46% da energia fornecida aos paranaenses seja desviada ilegalmente. Para combater o furto e as ligações irregulares a Copel desenvolveu um plano para aumentar o número de fiscalizações em todo o Estado e está adquirindo um programa de informática que utiliza estudos e cruzamento de dados para selecionar imóveis com maior probabilidade de ocorrência de fraudes.

Ao cruzar dados e informações com o uso de redes e outras ferramentas de tecnologia da informação, o novo programa permitirá identificar e inspecionar estabelecimentos com maior probabilidade de apresentar irregularidades. As ações de combate às fraudes vão contribuir para afastar os golpistas e garantir maior qualidade ao fornecimento de energia. Nos últimos três anos foram recuperados 106 mil megawatts-hora em energia, ou o equivalente a R$ 40 milhões.

Além de ser crime, o furto de energia sobrecarrega a rede elétrica, podendo causar oscilações de tensão e até falta de luz. O risco de acidentes também é alto e se deve à falta de padronização e proteção adequada das ligações clandestinas, muitas vezes com exposição de cabos de energia.

Sair da versão mobile