Unioeste obtém registro de programa de computador

O Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), responsável pela proteção dos resultados da atividade intelectual desenvolvida na instituição, conseguiu a proteção de mais um produto tecnológico desenvolvido na universidade junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Trata-se do registro do programa computacional intitulado BmA-DDX – Bone Microarchitecture by Dentistry Digital X-RAY inerente a um sistema para avaliação da microarquitetura óssea através da radiografia odontológica digital, depositado junto ao INPI em 5 de dezembro de 2012.

Segundo o coordenador geral do NIT, professor Camilo Morejon, o software representa a mais nova conquista da Unioeste na área de inovação tecnológica, e a exemplo dos outros produtos tecnológicos desenvolvidos na Unioeste, o desafio será a inserção deste produto tecnológico no mercado.

A professora Adriane Togashi, coordenadora do projeto, explica que o software permite a avaliação da densidade óssea de pacientes por profissionais da área da saúde, principalmente cirurgiões dentistas e gestores de sistemas de saúde, a partir de amostras coletadas de radiografias dentárias panorâmicas digitais. Posteriormente o profissional analisa as amostras recolhidas nas regiões do corpo e do ramo mandibular de imagens radiográficas, aplicando técnicas de processamento de imagens para classificar a densidade óssea do paciente como normal ou anormal. Em caso de anormalidade, o paciente deve ser encaminhado para exames complementares, visando ao diagnóstico precoce de casos de osteoporose.

O produto tecnológico foi desenvolvido pelos professores Adriane Yaeko Togashi e Adair Santa Catarina e pelos alunos, hoje graduados, Lucas Batistussi e Guilherme Coelho.

AEN

Sair da versão mobile