Governador afirma que esforço conjunto garante Curitiba no mundial

O governador Beto Richa afirmou nesta quarta-feira (05/02) que o esforço conjunto entre o Estado do Paraná, o governo federal e a prefeitura de Curitiba garante a realização dos jogos do mundial de futebol na capital paranaense. Ele participou da abertura da reunião sobre Planos Operacionais para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba.

“Temos todas as condições para a realização da Copa do Mundo em Curitiba. Estamos buscando estreitar as relações e integrar as ações para termos êxito na realização deste grande evento em nossa capital. Curitiba lutou para sediar o Mundial, diante de sua importância em âmbito global e os resultados benéficos para a cidade e para todo o Paraná”, destacou.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também presente ao evento, afirmou que a preparação de Curitiba para a Copa segue dentro da normalidade e descartou a possibilidade da cidade ser substituída. “Não trabalhamos com esta hipótese. Notamos uma evolução nas obras do estádio e o empenho do Estado e da prefeitura. Temos uma visão muito otimista deste processo. A tradição do Paraná e de Curitiba na execução de serviços públicos à altura da melhor expectativa do País nos deixa tranquilos”, afirmou.

REUNIÃO – Beto Richa adiantou que o secretário do Planejamento, Cassio Taniguchi, e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, devem se reunir nos próximos dias com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para tratar de um novo empréstimo para que o Atlético Paranaense finalize as obras da Arena da Baixada,.

“O clube não utilizou todos os recursos disponibilizados pelo BNDES, na faixa de R$ 400 milhões. Então ainda há uma margem para o financiamento junto ao banco, mediante as garantias do clube”, disse Richa. Ele destacou que Atlético empenha o patrimônio para acessar empréstimos para construir o estádio. “O estádio é particular e as garantias dadas asseguram que os recursos dos empréstimos serão devolvidos”.

Beto Richa disse ainda que a realização da Copa aqueceu a economia e gerou muitos empregos a partir dos investimentos feitos em Curitiba e cidades da Região Metropolitana. Ele destacou a instalação de uma central de monitoramento que estará em funcionamento para o mundial e será mantida pelo Estado para reforçar o trabalho da área de segurança pública na região da capital.

Reunião – O encontro organizado pelo Ministério do Esporte reuniu as autoridades e servidores dos governos federal, estadual e municipal e do Comitê Organizador Local (COL) para o debate dos planos operacionais das áreas de Segurança Pública, Turismo, Mobilidade Urbana, Saúde, entre outras.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, responsável pelas reuniões que estão sendo realizadas em todas as cidades-sede, disse que a Copa se transformou em uma política pública do País e que todos os envolvidos devem trabalhar integrados para o sucesso do evento.

“O objetivo é ver o que já avançou e o que ainda falta executar e fazer os ajustes finais para a realização da Copa”, explicou o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mário Celso Cunha. Outras duas reuniões operacionais estão previstas para os meses de maio e abril.

Por aen

Sair da versão mobile