Lojas fechadas para os 57 anos de Cidade do Leste

Por, Dante Quadra

As lojas do maior centro comercial da América Latina amanheceram fechadas nesta segunda-feira (3). O feriado municipal comemora os 57 anos de fundação de Cidade do Leste, a cidade mais importante do Paraguai depois da capital Assunção e também a mais populosa de fronteira, com 387,538 moradores, conforme a contagem populacional de 2010.

Alguns turistas e até mesmo moradores de Foz do Iguaçu desavisados, tiveram uma surpresa ao chegar à fronteira e ver a Ponte Internacional da Amizade praticamente vazia, no local por onde chegam a passar diariamente cerca de 20 mil pessoas.

Cidade do Leste é também a capital do Departamento de Alto Paraná e divide território com outros três municípios, Presidente Franco, onde fica o marco das Três Fronteira, Hernadárias, onde fica a entrada de Itaipu e minga Guazú, que abriga o Aeroporto Guaraní.

História

O município foi fundado em 3 de fevereiro de 1957, ainda com o nome de nome Puerto Flor de Lis e em seguida teve o nome alterado para Ciudad Presidente Stroessner, em lembrança do presidente e ditador, o general Alfredo Stroessner Matiauda.

Após o golpe de estado que tirou Stroessner do poder em 3 de fevereiro de 1989, o comando revolucionário do Paraguai rebatizou a cidade de fronteira como Ciudad del Este, tendo em seguida o novo nome confirmado pelos moradores através de um plebiscito.

Cidade do Leste e Foz do Iguaçu, as duas maiores fronteiras entre Brasil e Paraguai, tem uma relação histórica amistosa, dividindo duas das maiores obras entre os dois países, a Ponte Internacional da Amizade, inaugurada em 1965 e sendo recorde mundial de vão em ponte de concreto armado, e responsável por iniciar as relações comerciais entre os dois municípios vizinhos.

A segunda e ainda mais importante, a Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, construída entre os dois países em meio ao Rio Paraná. Itaipu foi inaugurada em 1984 e desde então é a hidrelétrica que mais produz energia no mundo. A usina é ainda responsável pelos maiores programas e projetos entre os dois países vizinhos, responsáveis pelo desenvolvimento da região de abrangência de Itaipu nos dois lados da fronteira, assim como de todo o Paraguai.

Sair da versão mobile