Conselho Universitário da Unila aprova criação do curso de Medicina

Depois de mais de cinco horas de reunião na última sexta-feira (31), os membros do Conselho Superior Universitário (Consun), chegaram a um consenso para a aprovação de novos cursos na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Foi aprovado o curso de graduação em Medicina para início no segundo semestre de 2014 e foi definido um novo calendário para deliberações e avaliações sobre os demais cursos, cujas propostas deverão tramitar pelos Centros Interdisciplinares e pela Comissão Superior de Ensino (Cosuen), entre fevereiro e março.

Ficou definido o quantitativo de 24 novos cursos a serem criados em 2015, cujas propostas serão definidas a partir dos Centros Interdisciplinares. A dinâmica atendeu às principais reivindicações dos conselheiros e à proposta da Reitoria em expandir a oferta de cursos e de vagas da UNILA.

A responsabilidade pela definição dos cursos a serem implantados em 2015 será dos oito Centros Interdisciplinares, sendo que cada um deles deverá definir três propostas de novos cursos, que deverão ser encaminhadas à apreciação da Cosuen até o dia 14 de fevereiro. Caberá à Comissão verificar cada proposta, até 21 de março, e manifestar-se, por meio de parecer, a respeito de sua adequação ou não.

A Cosuen deverá remeter essa documentação ao Consun para deliberação final, que deverá acontecer na reunião ordinária do dia 28 março. As propostas dos cursos já deverão contar com o perfil necessário para cada vaga de professor, facilitando o trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, que terá até o dia 30 de junho para realizar os concursos.

Por, Unila

Sair da versão mobile