Gêmeos iguaçuenses integram a seleção permanente de canoagem slalom

Planejamento e superação são palavras-chaves para os atletas da Canoagem Slalom em 2014, ano em que irão receber total atenção visando o Mundial Júnior e Sub-23 que acontecerá no Brasil em 2015. A ideia é que o país tenha um bom plantel de canoístas na disputa que será realizada no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu.

“Este será um ano fundamental para o desenvolvimento qualitativo da jovem equipe brasileira, pois será neste ano que os prováveis representantes do Brasil nos Jogos Pan-americanos de 2015 e Jogos Olímpicos Rio 2016 começarão a ser conhecidos pelo grande público. A Equipe Permanente é composta por atletas de todas as categorias e aqueles que se destacarem neste ano receberão atenção especial da Confederação Brasileira de Canoagem, do Comitê Olímpico Brasileiro e do Ministério do Esporte na reta final para o Rio 2016”, afirma Argos Rodrigues, superintendente da CBCa.

Novos integrantes para a Equipe Permanente – Os gêmeos iguaçuenses Wallan e Weltton de Carvalho agora fazem parte da Equipe Permanente. Eles remam juntos no C2 Masculino Júnior e ingressaram na Canoagem Slalom através do Projeto Meninos do Lago desenvolvido pela Federação Paracanoagem de Canoagem (FEPACAN) em parceria com a Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu. Wallan está muito feliz com a escolha, “com a nossa entrada na equipe teremos um foco maior para treinar, e assim teremos um objetivo mais claro que é participar de um Mundial e dos Jogos Olímpicos. Mas independente de tudo, queremos contribuir juntos com a equipe”, garante o canoísta.

Além da dupla, a Equipe Permanente receberá mais dois reforços femininos: Nathalia Marangoni de apenas 14 anos que disputa atualmente o K1 Feminino Menor e Beatriz de Paula Motta no C1 Feminino, ambas as atletas são do Projeto Talento das Águas de Piraju, São Paulo. Para Nathalia será uma experiência única na sua carreira esportiva, “Na equipe nós teremos ainda mais oportunidades. Vou me preparar também para o Mundial 2015”.

Esforço total para as competições em 2014 que começam em março – O calendário da Canoagem Slalom inicia com a 1º Etapa da Copa Brasil que será realizada no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu. A competição será fundamental para os canoístas, “os atletas que vencerem as seletivas programadas para março, em Foz do Iguaçu, deverão ter um ano de muitas competições internacionais, item fundamental para o aprendizado do canoísta. A experiência tem mostrado que a maiorias dos atletas que participam dos eventos internacionais retornam ao Brasil com evolução técnica muito maior”, lembra Argos Rodrigues.

Logo em seguida no mês de abril acontecerá à primeira competição internacional: o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23 em Penrith, na Austrália. Para Ettore Ivaldi, técnico da Equipe Permanente, o ritmo de treinamento continua igual visando as fortes competições da modalidade no cenário internacional.

Ao todo estão programadas 16 competições durante o ano, sendo 06 Nacionais e 10 Internacionais [para conhecê-las, acesse o link: http://www.canoagem.org.br/modalidade/calendario/modalidades_id/15/paginas_id/39?ano=2014].

Equipe Entrosada – O auxiliar técnico da equipe, o espanhol Guille Diez Canedo, avalia que os atletas estão muito entrosados e no caminho para obter mais resultados positivos: “Se todo o suporte que recebemos for combinado com o entusiasmo dos atletas, em 2014 teremos uma progressão garantida. Os meninos têm muito talento e, o que é mais importante, paixão pelo esporte que praticam. Juntando as três principais coisas (condições, talento e paixão), é fácil saber que a progressão será boa”.

Por CBCa

Sair da versão mobile