Pista de caminhada da Avenida Paraná começa a ganhar piso emborrachado

Funcionários da empresa instalada no Parque Industrial de Foz do Iguaçu iniciaram na quarta-feira (16) o preparo dos 300 metros de pista da caminhada da Av. Paraná, que serão emborrachados. Esse trecho está interditado e já começaram os trabalhos pra fazer o revestimento da pista. O objetivo é testar a aceitação e as vantagens que esse tipo de piso oferece para quem faz práticas esportivas, entre elas estão o amortecimento do impacto nas caminhadas e corridas, além de não esquentar, como ocorre com o concreto, e não empossar água.

A instalação neste trecho está sendo feita a custo zero para o município. A empresa, que vai utilizar no emborrachamento da pista um material com base reciclável de borracha de pneu, informou que é a primeira vez que esse tipo de piso é testado em um espaço público aqui no país, o mais comum é a cobertura do piso de quadras com material emborrachado.

Na primeira etapa do serviço será colocada uma camada de sete centímetros de cimento, que posteriormente serão emborrachados. A utilização da borracha de pneu inservível contribui na maior durabilidade do pavimento e colabora na preservação do meio ambiente. Evita também que esses materiais se transformem em criadouros do mosquito da dengue. O projeto de emborrachar a pista da avenida foi apresentado pela empresa no ano passado, ao prefeito Reni Pereira e aos secretários de Assistência Social, Cláudia Pereira, e de Esportes, Anderson de Andrade, que aprovaram a realização do experimento.

Em poucos dias, quem pratica atividade física ali na avenida já poderá avaliar e se posicionar sobre as diferenças de fazer o exercício na pista emborrachada e na de concreto. Segundo o Secretário de Esportes, Anderson de Andrade, “o projeto para esse espaço de lazer da cidade é bem mais amplo. Além do emborrachamento da pista, existe a proposta da construção de um parquinho emborrachado, ofertando brinquedos mais seguros que, no caso de queda, evitam que as crianças se machuquem.

Também a instalação de bancos com esse mesmo material. Nossa proposta é ainda de promover uma revitalização total no local, incluindo os quiosques, a academia ao ar livre, contemplando com mais equipamentos, ampliação de banheiros, fazer o paisagismo e iluminação”, destacou Anderson.

A aprovação desse pavimento para a Avenida Paraná pode resultar numa licitação para que todo o percurso seja emborrachado, paralelo às melhorias anunciadas pelo Secretário de Esportes. Visando o bem estar da população e a melhoria de qualidade de vida por meio do esporte, Anderson de Andrade informou ainda que existem projetos de revitalização para os espaços de lazer e esporte da cidade. Nos próximos dias, por exemplo, será aberta licitação para a construção de um campo com gramado sintético na Vila Miranda, região do bairro Três Lagoas. O edital vai incluir a colocação de alambrado e iluminação. As revitalizações serão realizadas à medida que a Secretaria de Esportes tiver recursos para as licitações.

Por, AMN

Sair da versão mobile