Lago central de Cidade do Leste será revitalizado


Por, Dante Quadra

Para quem já foi além das lojas do centro comercial de Cidade do Leste, no lado paraguaio da tríplice fronteira, já pode conhecer o lado diferente daquele conhecido por compristas, que não passam mais de poucos metros da Ponte da Amizade. Quem conhece a cidade um pouco mais além, já viu um dos locais mais bonitos da capital do departamento de Alto Paraná, o Lago da República, considerado o pulmão de Cidade do Leste.

Fundado na década de 60, o lago recebe água do arroio Amambay e anos depois teve a água limpa, para que pudesse abastecer a população com água potável. Hoje, o entorno do lago serve para prática de esportes e local de encontro dos moradores. No início deste ano, o município anunciou a revitalização do local. O projeto já foi aprovado pela Junta Municipal e deverá custar cerca de R$ 6 milhões.

Os 5 quilômetros do lago receberão calçada de granito, nova iluminação de led e cabos de eletricidade subterrâneos. O projeto faz parte da primeira etapa das obras, do primeiro trimestre de 2014. O investimento virá dos royalties e compensações de Itaipu, que prevê investimentos de R$ 9 milhões para Cidade do Leste este ano.

“Sem dúvidas esta obra vai mudar totalmente o aspecto geral desse espaço verde, desse pulmão que temos no meio da nossa cidade. É grande o investimento, mas a mudança é necessária. A comunidade vem reclamando a tempo”, disse Gustavo Ruiz Dias, presidente das comissões de Legislação, Obras, Fazenda e orçamento da Junta Municipal.

O presidente informou ainda, que o espaço também deverá ganhar um anfiteatro, para brindar a cidade com atividades culturais, no lugar que hoje apenas é usado para exercícios.

com informações, fronteracde.com

Sair da versão mobile