População pede em manifesto solução para problemas com enchentes

Por Daryanne Cintra

A forte chuva que caiu sobre Foz do Iguaçu na segunda-feira (13), rendeu muitos problemas aos moradores do Jardim São Luiz. De acordo com coordenador da Defesa Civil, Denis Ferreira, pelo menos seis ruas ficaram alagadas no bairro. Os moradores incomodados com a situação, que segundo eles está cada vez mais comum, organizaram um protesto na tarde de ontem fechando os dos sentidos da Avenida Por do Sol, a principal do bairro.

O objetivo com a ação foi a de chamar atenção das autoridades públicas, principalmente do prefeito Municipal, para o problema que a comunidade vem sofrendo. Os moradores colocaram fogo em colchão, móveis na rua, tudo para chamar a atenção sobre a situação.  Dona Nair, moradora do bairro disse que essa não é a primeira vez que a inundação acontece. “Eu não aguento mais ver a minha casa no meio da água e da lama. O prefeito tem que fazer alguma coisa”, disse.

Já o morador Paulo contou para a reportagem da Rádio Cultura, que há algum tempo atrás uma equipe foi lá para resolver o problema, mas, que pelo visto não aliviou em nada. “O problema está cada vez maior. Quanto mais chove pior fica. Minha casa tinha mais de 1 metro de água. Meu estúdio, meus instrumentos, tudo ficou molhado. Quero saber o que a prefeitura vai fazer para indenizar os moradores. Poxa, será que vai ter que morrer gente para que haja solução pra esse problema?”, questionou.

Dona Emília Domingos, que mora no Jardim São Luiz há 12 anos lamentou perder mais uma vez todos os móveis da casa. “Perdi geladeira, sofá, minha cama, máquina de lavar. Quem vai comprar isso tudo de novo? A prefeitura disse uma vez que fez mais uma galeria fluvial, que segundo eles iria suportar as chuvas, mas pelo visto não deu certo. O problema está ai e mais uma vez perdi tudo”.

Em resposta ao manifesto dos moradores, o diretor do Departamento de Serviços e Manutenção Girnei de Azevedo, explicou que nesta terça-feira, 14, as equipes da prefeitura já estão fazendo a limpeza das galerias fluviais e limpeza da pista. “Fomos informados pelo prefeito sobre a situação do Jardim São Luiz. Agora pela manhã estamos fazendo a limpeza do local”, ressaltou.

Girnei explicou porque o bairro sofre com tantas inundações. “O bairro foi construído em cima de nascentes. O Rio Três Pinheiros se forma ali, por isso as chances de alagamentos são maiores. Ano passado nós fizemos uma nova galeria que suportou chuvas menores, mas que dessa vez não aguentou. Provavelmente teremos que fazer outra galeria. Levaremos isso em caráter de urgência, para tentarmos aliviar o problema o quanto antes”.

Sair da versão mobile