Foz recebeu 22 médicos do Programa Nacional Mais Médicos

Primeiros profissionais do Mais Médicos que chegaram em Foz do Iguaçu., em 2013.

Por Daryanne Cintra

Todos os médicos vindos para Foz do Iguaçu através do ‘Mais Médicos’ já estão atuando regularmente nas Unidades de Saúde Básica. Além disso, desde a semana passada, os profissionais estão recebendo o valor mensal que é de responsabilidade do Município para moradia. Com isso os médicos já estão morando em casas e apartamentos alugados por eles.

A coordenadora Municipal de Saúde Básica, Adriana Valadão contou que todos estão bem adaptados à cidade, e que a aceitação dos pacientes tem sido positiva. “Todos eles demonstram ter paciência ao atender. Cada consulta dura em média 30 minutos, e a população gosta desse cuidado. O resultado está sendo muito bom”, disse. A coordenadora destacou ainda, que os médicos estão bem integrados com todas as equipes das unidades.

Já com relação ao planejamento para 2014, Adriana disse que a secretaria está no aguardo da conclusão de algumas novas unidades de saúde, previstas para a cidade. “Além disso, nosso enfoque é fortalecer o atendimento básico, e para isso vamos trabalhar muito com os nossos servidores, oferecendo treinamentos, capacitações e atualizações de todos os protocolos necessários”.

Adriana explicou que o orçamento para os gastos com a saúde já foi fechado para este ano. “Estamos estudando junto com o Fundo Municipal de Saúde e com a Secretaria da Fazenda, a melhor maneira de distribuir os nossos recursos. Além disso, já solicitamos à Secretaria de Administração um concurso público para várias áreas da saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais importantes para a saúde básica”, concluiu.

Sair da versão mobile