O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) alcançou em 2013 o recorde histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foram 1.282.636 documentos emitidos para motoristas que renovaram a licença, mudaram de categoria ou conquistaram a primeira CNH.
O número é 16% maior que o de 2012, quando foram emitidas mais de 1,1 milhão de carteiras. Para o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, o aumento se deve à modernização e desburocratização dos serviços.
“Este é o resultado da postura proativa que o Governo do Paraná adotou nos últimos três anos”, explica Traad. “Agora, é o Detran que avisa ao motorista sobre a necessidade de renovar a habilitação e, mais do que isso, permite que o usuário faça o processo pela internet, sem precisar ir até uma unidade”.
O número de exames práticos de direção também foi ampliado e houve mutirões nas cidades em que a média de espera pelos testes estava acima da média estadual. “Com isso e graças ao empenho dos nossos servidores, reduzimos em mais da metade o tempo de espera dos usuários, que em 2010 chegava a 50 dias”, completa Traad.
Os últimos dados contabilizados pelo Detran, até outubro de 2013, mostram que o Estado já ultrapassa a marca de 4,5 milhões de condutores habilitados.
PERMISSÃO INTERNACIONAL – O Paraná também teve recorde na emissão da Permissão Internacional para Dirigir, a PID. Mais de 13 mil pessoas solicitaram a autorização, 34% mais que o recorde anterior, de 2011, quando foram 9.769 documentos.
“O mais interessante é que a maioria dos processos de PID foram feitos pela internet, pelo sistema Detran Fácil”, conta o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Departamento, Hugo Collodel.
No site www.detran.pr.gov.br é possível acessar a ferramenta Detran Fácil e saber mais sobre serviços e procedimentos da autarquia.
AEN