Hemonúcleo e Banco de leite estão recebendo doações normalmente

Por Daryanne Cintra

Embora o período seja de festas e férias, o Banco de Leite Humano e o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu seguem recebendo doações normalmente. Diferente de outros anos, comparado ao mesmo período, o estoque do Banco de Leite é considerado estável. Porém, conforme explicou a enfermeira Roseli Oliveira, mesmo assim a preocupação é a de não deixar o estoque diminuir. “Na medida em que existe um estoque maior, a demanda também aumenta. Por isso é importante que as mães que possam ser doadoras nos procurem em qualquer época do ano”.

Ainda de acordo com a enfermeira, a própria doadora pode fazer a coleta do leite. “Nós oferecemos o Kit de Coleta que a mãe deve retirar no Banco. Ela mesma tira o leite e armazena no congelador. E uma vez por semana nós passamos na casa dessa mãe e recolhemos o leite”, disse. Para doar a mulher precisa ter feito o pré-natal completo, ter uma boa saúde, não fazer uso de medicações que possam passar para o leite, e não fumar. Não existe idade mínima e nem idade limite para ser doadora.

Já no Hemonúcleo de Foz o ano se inicia com um bom estoque. Conforme disse a enfermeira Cecília Noro, mesmo com o estoque estável a demanda por sangue aumenta nos hospitais. “Nesse período de viagens é mais comum acontecer acidentes de trânsito, ou seja, a procura por sangue é maior. Ainda que o estoque esteja bom, o que temos armazenado também acaba logo. Por isso é importante que as pessoas sigam com as doações, principalmente nessa época do ano que nos preocupa mais”, enfatizou.

Podem doar pessoas com idade de 16 á 69 anos que tenham acima de 50 quilos. Além disso, é necessário estar bem alimentado e ter dormido pelo menos seis horas antes da doação. No caso dos menores de idade, é preciso  que o responsável legal esteja junto. Para doar basta levar um documento com foto e procurar o Hemonúcleo de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h às 18horas. E aos sábados das 07h30 às 12h.

Serviço

Banco de Leite: Avenida Gramado, 580 Vila A / 3576-8000

Hemonúcleo: Avenida Gramado, 364 – Vila A / 3576-8020

Sair da versão mobile