Vendas abaixo do esperado antecipa liquidações em Foz

A tradicional liquidação de início de ano já foi antecipada em Foz do Iguaçu. Já no primeiro dia útil de 2014, várias lojas do centro da cidade anunciavam queima de estoque. O motivo para essa antecipação se deve as vendas do Natal, que ficaram abaixo do esperado em alguns setores.

A Associação Comercial do Paraná (ACP) realizou uma pesquisa entre os dias 26 e 27 de dezembro, mostrando que as vendas em dezembro foram 4% maiores do que em relação ao mesmo período de 2013. Seria bom, se os comerciantes não tivessem esperando um aumento de 8%, o que fez parte dos produtos encalharem nas prateleiras, com, por exemplo, eletrodomésticos, além de cama, mesa e banho.

Em Foz do Iguaçu, grande redes de lojas já anteciparam as liquidações, como Pernambucanas, Magazine Luiza, Casas Bahia e Ponto Frio. Geralmente, as liquidações de início de ano começam pouco antes do mês de fevereiro.

IPI

Os lojistas se anteciparam na queima de estoque, também para aproveitar o período de IPI reduzido para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e microondas, os chamados produtos de linha branca.
No final de 2013, boatos sinalizavam o fim do IPI reduzido para os produtos de cozinha já no primeiro mês de 2014. A informação foi desmentida pelo governo, que anunciou através do Ministério da Fazenda, que o IPI mais baixo continuará neste começo de ano para produtos que gastam menos energia, ou seja, de eficiência energética “A”.

A tributação do IPI para geladeiras e refrigeradores vai permanecer em 10% no próximo ano. A alíquota era de 5% até o fim de janeiro deste ano, passando para 7,5% em fevereiro, 8,5% em julho e para 10% em outubro. A alíquota considerada original é de 15%.

Sair da versão mobile