Crescimento “morno” nas vendas de natal

Segundo o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) o movimento de vendas a prazo no comércio brasileiro na semana que antecede o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, aumentou em relação ao ano passado. Em 2012 o aumento foi de 2,37% e em 2013 o índice atingiu 2,97%.  O aumento é considerado morno é foi menor do que o previsto pelos lojistas, que esperavam um crescimento de +5% no volume de vendas. Comparativamente, em 2010 o crescimento foi de 10,89%.

O número, no entanto, reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2013, em virtude principalmente do encarecimento do crédito. O Natal é considerado pelos lojistas como a data comemorativa mais importante em faturamento e volume de vendas e costuma movimentar, principalmente, artigos de vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca, smartphones e tablets.

Metodologia

O dado é extraído do banco de dados do SPC Brasil e divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), entidades que juntas contam com mais de 1,2 milhão de pontos de vendas em shopping centers e lojas de rua em mais de 2.200 municípios brasileiros.

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