Lei obriga instalação de caixa de gordura

Para desobstruir a rede de esgoto obstruída por gordura é preciso que uma equipe de manutenção da Sanepar interrompa os serviços e se desloque até o local para fazer a limpeza e desentupir a rede. Cada serviço realizado custa R$ 230,00 e a ação se repete milhares de vezes por ano em todo o Paraná. Somente em Curitiba mais de 1.700 ocorrências são registradas anualmente.

A instalação da caixa de gordura é obrigatória. Porém ainda existem imóveis que não contam com o sistema e que lançam a gordura na rede de esgoto. A função da caixa é reter esse tipo de material, que periodicamente deve ser retirado da caixa e jogado no lixo comum. Lançada indevidamente na rede, quando esfria, a gordura se transforma em blocos sólidos que se fixam nas paredes das tubulações, reduzindo o espaço para a passagem do esgoto, o que provoca entupimentos e transbordamentos.

Instalada na rede interna de esgoto, a caixa pode ser de plástico, fibra de vidro, concreto ou alvenaria. Deve ser instalada em local de fácil acesso, ter tampa removível e estar completamente vedada para garantir o bom funcionamento. O óleo de fritura nunca deve ser despejado na pia porque vai se acumular na caixa. Também não deve ser jogado nas bocas de lobo ou bueiros por onde é escoada a água da chuva. A orientação é guardá-lo em um vidro, que deve ser entregue em postos de coleta quando estiver cheio.

Sair da versão mobile