74% micro e pequenas indústrias do Paraná estão confiantes com 2014

Setenta e quatro por cento das micro e pequenas empresas paranaenses acreditam que 2014 será um ano favorável para o desenvolvimento de seus negócios. O dado faz parte da primeira edição da Sondagem Industrial para Micro e Pequenas Empresas, divulgada na última quinta-feira, dia 19, pelo Sebrae/PR e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Sobre o tema, o levantamento ainda apontou que 19,59% dos empresários estão pessimistas quanto ao rumo de seus negócios no ano que vem e 6,19% não possuem opinião formada sobre o assunto. A pesquisa foi realizada pelo Departamento Econômico da FIEP e já está em sua 18ª edição.

O estudo ouviu 202 micro e pequenas indústrias, de todas as regiões do Paraná, que responderam a um questionário com 36 perguntas sobre seis áreas de interesse: Assuntos Internacionais; Produtividade; Competitividade; Estratégias de Maior Importância de Venda e de Compra; Qualidade; Infraestrutura; e Meio Ambiente.

O Sebrae/PR e a FIEP também divulgaram o resultado da tradicional Sondagem Industrial, realizada com 354 empresas de todos os portes e regiões do Estado, e que revela a visão dos líderes industriais paranaenses sobre o cenário atual da economia, além de suas expectativas para 2014.

O levantamento mostrou que o otimismo da indústria para o ano que vem é o mais baixo dos últimos cinco anos. Setenta e seis por cento dos empresários opinaram positivamente sobre as expectativas, o que, comparado aos anos anteriores, só é maior do que o número registrado em 2009, 62%.

O presidente do Sistema FIEP e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Edson Campagnolo, assinalou a inovação como saída para garantir o crescimento das empresas de grande e de pequeno porte em 2014.

“A realidade econômica tirou o otimismo dos industriais paranaenses e é claro que isso se refletiu na pesquisa. Mas é nesse momento que precisamos pensar na inovação como diferencial competitivo. Investir em inovação é um importante fator de diferenciação e ambas pesquisas mostraram que as empresas estão focadas nisso para 2014”, explica.

Fonte / Assessoria SEBRAE Paraná

 

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