Relatório aponta falta de capacitação de diretores na rede estadual de educação

Relatório da Auditoria Operacional Ensino Médio, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), aponta a existência de instalações inadequadas, falta de capacitação de diretores, professores e aumento da evasão escolar na rede estadual de educação do Paraná. O relatório, resultado de oito meses de trabalho, apresenta um retrato do ensino médio paranaense e oferece quatro sugestões ao governo estadual. O documento foi entregue ao secretário da Educação Flávio Arns, que tem até a primeira quinzena de janeiro para apresentar o contraditório.

O primeiro assunto abordado no relatório paranaense é a gestão. O documento aponta problemas como o distanciamento entre a secretaria estadual e os estabelecimentos de ensino, o que gera fragilidade de instrumentos pedagógicos considerados importantes, como os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e o Planejamento Anual (PA). Os servidores do TCE constataram que os Núcleos Regionais de Educação visitam as escolas apenas para atender questões pontuais. Não há uma política sistêmica de apoio, monitoramento, avaliação e supervisão.

O estudo também revelou a importância da participação da comunidade na gestão e na tomada de decisões escolar. Foram destacados quatro exemplos. O relatório inclui o colégio estadual Ulysses Guimarães de Foz do Iguaçu como um dos modelos de participação comunitária. Quanto à infraestrutura de escolas e colégios, entre as deficiências apontadas no relatório estão falta de bibliotecas, salas de aula improvisadas, sem conforto térmico ou acústico, prédios abandonados, acesso deficiente à internet e rede wi-fi, além de falta de acessibilidade como rampas e banheiros adaptados.

A Auditoria operacional acontece em todo o país e vem sendo realizada por outros 27 tribunais de contas. Os dados obtidos serão apresentados em fevereiro de 2014 em Brasília.

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