Delegado Marcos Araguari apresenta resultados da Polícia Civil em 2013

Aconteceu na manhã de Sexta Feira (20), na sala de gestão Dr. Djalma de Almeida César na 6ª SDP, a última coletiva da Delegacia de Homicídios de Foz com o Delegado Marcos Araguari .

 Foram apresentados índices de homicídios do ano de 2013 e as tabelas comparativas com o ano de 2012. Segundo o Delegado, Foz do Iguaçu teve uma redução nos crimes de homicídio e um significativo aumento nos crimes solucionados pela Delegacia em relação ao mesmo período de 2012.

No ano de 2012, Foz registrou um número de 164 homicídios, sendo 88 dados por solucionados. Em 2013, até o momento (20), a Delegacia de Homicídios registrou 124 mortes violentas (homicídios, latrocínios e mortes em confronto com a Polícia), sendo 74 casos solucionados no mesmo período. Foram 116 homicídios dolosos (quando há intenção de matar), 02 Latrocínios (roubos seguidos de morte da vítima), 01 homicídio culposo (quando não há intenção de matar) e 05 ocorrências de confronto com as forças policiais.

Outro dado que chamou bastante atenção foi o aumento no número de mortes de mulheres. Em 2012, foram 07 mulheres assassinadas, e até o momento, em 2013, o número chega a 11 mulheres mortas em Foz do Iguaçu.

Com relação aos homicídios por idade, Foz teve uma queda no número de adolescentes. Assim, em 2012 foram mortos 16 jovens menores de 18 anos, e até este dia 20 de dezembro, em 2013, foram registrados 13 mortes de adolescentes.

As regiões mais violentas ,conforme a Delegacia de Homicídios, continuam sendo basicamente as mesmas do ano de 2012, ou seja, a região do Bairro Morumbi e Portal da Foz, a região do Bairro Três Lagoas e região do Bairro Porto Meira, embora o cenário de crimes contra a vida seja basicamente homogêneo na cidade, com crimes registrados de maneira semelhante em quase todos os bairros.

Ainda foram apresentados os seguintes números: 513 inquéritos relatados, com autoria ou arquivados (relativos a inquéritos antigos), 252 ordens de serviços realizadas, 45 pedidos de prisão ou de busca e apreensão de adolescentes infratores, 7 prisões em flagrante delito, 36 prisões no total e 74 casos de homicídios solucionados.

Segundo o Delegado Marcos Araguari, baseando-se nos números analisados, a tendência é de Foz ter ainda um aumento no número de homicídios ate o final do ano. “Não se pode prever nada com absoluta precisão, pois são apenas estudos ou prognósticos, mas é possível afirmar que ainda podemos ter um aumento nesses números de mortes violentas neste final de ano, em razão do chamado ‘indulto natalino’, em que alguns presos são postos em liberdade, todos numa mesma data. Conforme este estudo, é possível observar que, por ocasião das concessões de indultos ou saídas temporárias em massa aos presos, o número de homicídios tende a aumentar sensivelmente, e isso se deve, em princípio, aos chamados ‘acertos de contas’ que ocorrem entre os ex-presidiários”.

O estudo é baseado nos números do final do ano 2012, em que houve 11 homicídios concentrados em um curto período de 10 dias, por ocasião do benefício do indulto natalino, além de outros episódios semelhantes registrados pela DH. “Não critico a concessão do indulto, pois é um benefício previsto em lei e concedido corriqueiramente nos finais de ano, mais é fato que nessas datas o número de homicídios aumenta consideravelmente”. finalizou o Delegado.

Sair da versão mobile