Projeto “Ícones de Foz” resgata a história

Mônica Nasser

Para integrar o “Projeto do Centenário de Foz”,  que tem o objetivo de retratar em estúdio, pioneiros, ícones, filhos de fundadores de Foz do Iguaçu, além de representantes das principais etnias existentes na cidade, a Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) está dando continuidade ao projeto de exposição fotográfica “Ícones de Foz”, realizado pelo fotógrafo Alexander P. Schorsch.

O trabalho pretende resgatar grande parte da história da cidade através da fotografia e com um olhar etnocultural. Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Maas, 12 ensaios já foram realizados. “Já pegamos representantes da etnia árabe, japonesa, uma senhora da argentina, famílias paraguaias e queremos homenagear e valorizar nossa gente e nossa história, esses pioneiros fizeram e continuam fazendo a diferença em nossa cidade”, destacou.

A idéia de retratar quem faz parte da história de Foz surgiu de uma conversa com o fundador do Macuco Safari e que trabalha com fotografias de Foz do Iguaçu. “Abraçamos a idéia dele e conseguimos patrocínio e iniciamos os trabalhos”, lembrou Flávia.

A meta é completar 25 pessoas fotografadas nas dependências do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR. As fotos farão parte de uma exposição fotográfica em 2014, entre março e abril, ano do centenário de Foz do Iguaçu e posteriormente, as fotografias serão expostas em eventos itinerantes. “Cada bairro terá esta exposição e queremos também aproximar os pioneiros, da população e mostrar que a família deles também faz parte de Foz”.

O grupo de 25 pessoas é formado por precursores das áreas de aviação, táxi, agência de turismo e relojoaria, alguns descendentes de famílias desbravadoras da região, inclusive de Frederico Engel, além de representantes de nacionalidades estrangeiras. O projeto conta com a participação da iniciativa privada, tendo o apoio do Colégio Iguaçu e da empresa Boldrini Engenharia e Energia.

História:

Em 2014, Foz do Iguaçu irá comemorar o centenário do município, que foi criado sob o nome de “Vila Iguassu”, em 1914. A cidade é uma ex-Colônia Militar, cuja história teve início em 1542, quando o explorador Cabeza de Vaca relatou o descobrimento das Cataratas do Iguaçu, e que se transformou o pequeno distrito no extremo-oeste do Paraná,  em um dos grandes destinos turísticos do mundo.

A comemoração do Centenário de Foz do Iguaçu é uma boa oportunidade para valorizar a região através de seus fundadores e a oportunidade de uma recontextualização do sentimento de pertencimento da população, e de valorização da cidade, de suas belezas, e suas oportunidades.

 

 

Sair da versão mobile