Muita adrenalina e grande disputa na 28ª Regata da Marinha do Icli

O Iate Clube Lago de Itaipu, em parceria da Capitania Fluvial da Marinha de Foz do Iguaçu, realizou no fim de semana a 28ª edição da Regata da Marinha, em homenagem ao Dia do Marinheiro comemorado no dia 13 de dezembro. Ao todo participaram 52 atletas nas classes Optmist, Laser e Canoagem. O Iate Clube de Posadas prestigiou pela primeira vez o evento com quatro velejadoras no Optimist.

A participação da Argentina na competição foi uma surpresa para os jovens velejadores do Projeto Velejar é Preciso (Icli/Itaipu Binacional) e tornou o evento ainda mais competitivo. As seis regatas realizadas foram difíceis, principalmente porque os ventos variaram de fraco a médio e estavam muito rondados, ou seja, mudava rapidamente de direção.  “Isso que exigiu mais atenção e habilidade dos velejadores na água. Foi uma competição com muita adrenalina e grande disputa entre os velejadores e canoístas que participaram do evento e encerraram com chave de ouro o calendário esportivo de 2013 do Icli”, avaliou o coordenador do Projeto Velejar é Preciso e árbitro da competição, Allan Godoy.

A campeã geral foi a argentina Victoria Castanho, que também conquistou o troféu de primeiro lugar no feminino.O atual campeão paranaense de Optimist, Andrey de Oliveira Godoy, ficou com o troféu de vice-campeão geral, seguido de Tiago Santa Cruz Anatacio em 3º lugar e Rafael da Silva em 4º lugar. A velejadora Flávia Parizzotto  conquistou  o 5º lugar geral e o 2º lugar no Feminino.

No Optimist Estreante, o primeiro lugar ficou para a argentina Marina Ifrán, seguida de Matheus Henrique Domaradzki Terra (2º lugar),  Luiz Henrique da Silva (3º lugar), a argentina Malena Bernaud (4º lugar) e Renato Alexandre M. Filho (5º lugar).

No Laser, Luiz Felipe Matos dos Santos conquistou o primeiro lugar. Na canoagem, Ana Karolina Matos dos Santos venceu no K1 Olímpico e João Victor da Silva no K1 Escola.

Para o comodoro do Icli, Admir Dacorreio,  quem conheceu o projeto desde o começo, hoje se surpreende com o avanço e as conquistas dos alunos. “É uma grande satisfação ver a motivação e progresso das crianças que participam do Projeto Velejar é Preciso. Graças ao patrocínio da Itaipu Binacional foi possível ampliar as turmas para 120 crianças neste ano de 2013. Mais do que troféus, tenho certeza que as conquistas pessoais de cada aluno vai refletir no futuro, fazendo com que eles se tornem grandes cidadãos”, destaca o comodoro ao agradecer o apoio da Marinha na promoção do evento que faz parte do calendário do aniversário de 28 anos do clube, comemorado no dia 12 de dezembro.

A 28ª Regata da Marinha contou com a participação da Tenente da Marinha Erika Lisboa, chefe da Divisão de Segurança do Tráfico Aquaviário, e do Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Rio Paraná, Luis Fernando Bulsing, que  parabenizaram  os atletas e o clube. “Parabéns a todos os atletas pela participação neste evento. Independente da classificação, todos merecem nossos cumprimentos pela dedicação nesta competição e nos treinos durante o ano. Eu gostaria também de agradecer principalmente ao Icli pela iniciativa deste projeto e pelo incentivo a essas crianças no esporte a vela em Foz do Iguaçu”, finalizou o comandante da Marinha.

Por Assessoria

Sair da versão mobile