Evento realizado na Colômbia elege UNILA vice-presidente da UDUAL

As instituições de ensino superior associadas à União de Universidades da América Latina e do Caribe (UDUAL) reuniram-se para a realização de sua XVIII Assembléia Geral, que aconteceu na Universidade de Boyacá, em Tunja (Colômbia). Na ocasião, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi eleita vice-presidente da UDUAL para a região do Brasil. O cargo será exercido pelo reitor da Universidade, Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Durante a assembléia, realizada de 20 a 22 de novembro, houve a eleição de todo o quadro diretivo da UDUAL para o período 2013-2016. Para o posto de presidente geral, foi eleita a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A UDUAL é dividida em seis regiões (Andina, Brasil, Caribe, América Central, Cone Sul e México), sendo que para cada uma delas foi eleita uma Universidade como vice-presidente.

De acordo com o vice-reitor da UNILA, Nielsen de Paula Pires, que representou a Universidade no evento, a força do projeto foi um dos principais aspectos que motivaram esta escolha para o Brasil. “Isso demonstra que a UDUAL acredita na UNILA e vê a Universidade como um projeto importante e que, apesar de muito nova, já atua ao lado de universidades consagradas do Brasil e do exterior. É um destaque muito grande para uma instituição que ainda está nascendo”, ressalta.

Como vice-presidente para o Brasil, a UNILA trabalhará na articulação das universidades dessa região para a realização de eventos acadêmicos de repercussão nacional, integrados a uma rede internacional.

A União de Universidades da América Latina e do Caribe foi criada em 22 de setembro de 1949, durante o I Congresso Universitário Latino-Americano, realizado na Guatemala, com a missão de representar universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe. Com sede na Universidad Autónoma del México, a UDUAL vem cumprindo, desde os anos 60, um importante papel de promover a integração latino-americana por meio da educação.

Além de defender a autonomia universitária, a UDUAL visa afirmar, incentivar e melhorar as relações entre as universidades latino-americanas, bem como com outras instituições e organizações; coordenar, orientar e unificar as estruturas acadêmicas e administrativas das universidades parceiras; promover o intercâmbio acadêmico de professores, estudantes, pesquisadores e graduados, entre outros objetivos. Atualmente, a organização conta com cerca de 180 universidades filiadas, de 22 países da América Latina.( Com Assessoria)

Sair da versão mobile