Controle de alunos será através de crachá por radiofrequência

Por Daryanne Cintra
Com assessoria

A partir do próximo ano, alunos da rede municipal de ensino terão a frequência escolar monitorada por um crachá com chip. O projeto piloto SIGE – Sistema Integrado de Gestão Escolar – já foi implantado no início de novembro, na Escola Municipal Padre Luigi Salvucci, na Vila C. Ao todo 130 estudantes receberam o crachá de monitoramento, e de acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação, o teste apontou aceitação tanto dos pais quanto dos alunos.

O sistema do crachá emite uma mensagem para o telefone celular do pai/mãe ou responsável pela criança, assim que ela chega à escola. O crachá é com tecnologia RFID, que permite a identificação por radiofrequência. Nele tem a foto o aluno, o nome completo, o nome da escola e a logomarca da prefeitura. Quatro antenas instaladas na escola é que captam os dados do aluno.

Além disso, a direção da escola e os professores por meio de um tablet também podem monitorar a chegada dos alunos. E, ainda o projeto prevê a criação de um portal que poderá ser acessado pelos pais, e até mesmo pelo prefeito e pela secretária da educação, em tempo real, para acompanhar as crianças.

A intenção é aplicar o projeto em quase todas as escolas do município. Para isso, durante esse período de férias, a Secretaria da Tecnologia da Informação vai passar de escola em escola para avaliar a estrutura física das unidades, vendo as condições de instalação do SIGE.

Sair da versão mobile