Aumenta denúncias de maus tratos contra crianças e adolescentes em Foz

Mônica Nasser

Os números de acordo com Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), cresceu em 10% nos 11 primeiros meses de 2013, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nucria é uma delegacia especializada na defesa das crianças e dos adolescentes. As atividades tiveram início em 2004 e é a primeira delegacia especializada nesta defesa específica, no Brasil.

A questão esta ligada a Rede Proteger cuja meta, em especial com as campanhas desenvolvidas em 2013, é estimular a participação da população com o aumento das denúncias ligadas a exploração sexual e aos maus tratos contra meninos e meninas em Foz do Iguaçu.

Entre as últimas ações, a Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-juvenil, que ganhou uma proporção maior envolvendo o Brasil, Paraguai e a Argentina, com a apresentadora Xuxa Meneghel assumindo o papel de madrinha da campanha, cedendo sua imagem para as ações publicitárias.
   
Com esta parceria, a Fundação Xuxa Meneghel, que tem como presidente a própria apresentadora é a mais nova integrante da Rede Proteger. Com isso, a expectativa é que o número de crianças em situação de risco na Tríplice Fronteira, que hoje é de cerca de 3,5 mil, seja reduzido consideravelmente.

 O  local foi instituído pela parceria do Governo do Estado, Prefeitura Municipal e Itaipu Binacional.Além dos policiais O NUCRIA possui uma equipe técnica especializada contando com psicólogos, sendo uma especialista na área de violência sexual e assistente social para atendimento às vítimas.
Estatísticas realizadas por servidores da delegacia demostraram que a falsa ideia de que o procedimento é demorado não é verdade, já que a maioria dos indiciados foram condenados e com penas elevadas, demonstrando que tem havido uma parceria importante entre polícia, Poder Judiciário e Ministério Público.

SERVIÇO DO NUCRIA: (045 )3524-8565

Sair da versão mobile