Admissão para a polícia do Paraguai poderá ter exame psicológico civil

Os senadores do Paraguai aprovaram neste final de semana o Projeto de Lei que estabelece avaliação psicológica como requisito de admissão para a Polícia Nacional. Atualmente essa exigência acontece través do comando policial.

A proposta foi apresentada pela senadora do Partido Liberal, Blanca Fonseca, que argumentou a necessidade de se conhecer o perfil psicológico dos oficiais da Polícia, tendo em conta os atos delitivos envolvendo policiais.

“O perfil psicológico dos postulantes a membros da Polícia deve ser meticulosamente analisado por profissionais através de uma avaliação psicológica objetiva, anexada à documentação pessoal a fim de dar transparência ao processo de seleção”, disse a senadora liberal.

Hoje o teste psicológico dos novos oficiais é feito pelo comando da Polícia Nacional. Com a aprovação do Projeto, a norma passa a categoria legal de avaliação feita à outros órgãos do governo do Paraguai. A normativa foi aprovada pela maioria absoluta da Câmara dos Deputados para ser analisada.

Informações: ABC Digital

Sair da versão mobile